Resumo (PT)
Introdução – Durante o curso de graduação em Enfermagem, percebe-se a formação de dois grupos distintos: os alunos que já atuavam na área e os alunos que não haviam tido contato com a mesma. Despertou-se então um questionamento: as suas expectativas são diferentes das expectativas dos alunos que não fazem parte de uma equipe de enfermagem? Este trabalho teve como finalidade identificar e comparar as expectativas dos alunos de enfermagem que já cursaram cursos técnicos na área de enfermagem e as expectativas dos alunos que ainda não tiveram qualquer contato profissional. Material e Método – O estudo foi realizado na Universidade Paulista. A população foi composta por 30% do total dos ingressantes ao curso de graduação em Enfermagem. Resultados – Os dois grupos diferiram em suas expectativas em relação ao conhecimento que pretendem adquirir. O grupo que já tem experiência na área de enfermagem mostrou o interesse de adquirir conhecimentos científicos e os que não tiveram contato profissional, referiram pretender adquirir conhecimentos técnicos. Conclusões – Com relação à hipótese enunciada, confirma-se, a maioria dos alunos de ambos os grupos têm expectativas diferentes e espera-se que o estudo possa orientar a metodologia pedagógica para estas diferentes expectativas.