Expectativa dos alunos ingressantes ao curso de graduação em Enfermagem: uma comparação entre os que já cursaram cursos técnicos e os que não tiveram contato profissional na área
Documento
Informações
Título
Expectativa dos alunos ingressantes ao curso de graduação em Enfermagem: uma comparação entre os que já cursaram cursos técnicos e os que não tiveram contato profissional na área
Title
Expectative of the freshmen to the course of graduation in nursing: a comparison between that already had attended technical courses and the ones that had not professional contact in the area
Autor(es)
Alessandra Barbara de Almeida Martins | Liliane Queiroz Bertiot | Nicole Adad Bini | Tatiana Borsato Cuchi
Edição
JANEIRO/MARÇO DE 2008
Curso
Enfermagem
Palavras-chave
Estudantes de enfermagem; Ansiedade
Resumo (EN)
Introduction – During the graduation we perceive the formation of two distinct groups: the pupils who already acted in the area and the pupils who had not had contact with the same one. Awaked us then a questioning: its expectations are different of the expectations of the pupils who are not part of a nursing team? This work has as purpose to identify and to compare the expectations of the nursing pupils who already had attended technician courses in the nursing area and the expectations of the pupils who had not yet any professional contact. Material and Method – The study was carried through in the University Paulista. The population was composed by 30% of the total of the fresh pupils to the course of graduation in nursing. Results – The two groups had differed in its expectations in relation to the knowledge that they intend to acquire. The group that already has experience in the nursing area showed the interest to acquire scientific knowledge and the ones that had not professional contact, intend to acquire knowledge technician. Conclusions – With regard to the enunciated hypothesis, it is confirmed, the majority of the pupils of both the groups have different expectations and wait that the study it can guide the pedagogical methodology for these different expectations.
Resumo
Introdução – Durante o curso de graduação em Enfermagem, percebe-se a formação de dois grupos distintos: os alunos que já atuavam na área e os alunos que não haviam tido contato com a mesma. Despertou-se então um questionamento: as suas expectativas são diferentes das expectativas dos alunos que não fazem parte de uma equipe de enfermagem? Este trabalho teve como finalidade identificar e comparar as expectativas dos alunos de enfermagem que já cursaram cursos técnicos na área de enfermagem e as expectativas dos alunos que ainda não tiveram qualquer contato profissional. Material e Método – O estudo foi realizado na Universidade Paulista. A população foi composta por 30% do total dos ingressantes ao curso de graduação em Enfermagem. Resultados – Os dois grupos diferiram em suas expectativas em relação ao conhecimento que pretendem adquirir. O grupo que já tem experiência na área de enfermagem mostrou o interesse de adquirir conhecimentos científicos e os que não tiveram contato profissional, referiram pretender adquirir conhecimentos técnicos. Conclusões – Com relação à hipótese enunciada, confirma-se, a maioria dos alunos de ambos os grupos têm expectativas diferentes e espera-se que o estudo possa orientar a metodologia pedagógica para estas diferentes expectativas.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto