Estratégia para construção de ferramentas na educação em saúde de acadêmicos de Odontologia
Documento
Informações
Título
Estratégia para construção de ferramentas na educação em saúde de acadêmicos de Odontologia
Title
Strategy for building tools in health education for Dentistry students
Autor(es)
Lílian de Oliveira Silveira, Bruna Oliveira Silva, Suzely Adas Saliba Moimaz, Nemre Adas Saliba, Tânia Adas Saliba
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO 2024
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Curso
Odontologia
Palavras-chave
Odontologia; Educação em odontologia; Saúde bucal; Estudantes de odontologia; Meio ambiente; Educação em saúde
Resumo (EN)
Objective – To analyze the pedagogical instruments that undergraduate dentistry students constructed in relation to health education for schoolchildren. Methods – The experience report sought descriptive narrative to understand which paths within learning led to the construction and readaptation of these resources. Results – In the age group of 6 to 10 years, the macromodels and games instruments proved to be more effective, in the age group of 12 to 14 years, the serial albums proved to be attractive. Discussion – The process of constructing a pedagogical tool required horizontality so that feedback could be perceived and alternatives found in the face of difficulties, seeking the development of skills.. Conclusion – The constructed instruments demonstrated the skills acquired in the teaching-service-community process and increased the efficiency of health education for schoolchildren, producing improved and targeted tools.
Resumo
Objetivo – Analisar os instrumentos pedagógicos que os graduandos em odontologia construíram frente a educação em saúde de escolares. Métodos – O relato de experiência buscou a narrativa- descritiva para compreender quais os caminhos dentro da aprendizagem conduziram a construção e readaptação desses recursos. Resultados – Na faixa-etária de 6 a 10 anos os instrumentos macromodelos e jogos se mostrou mais efetiva, na faixa etária dos 12 a 14 anos os álbuns seriados se mostraram atrativos. Conclusão – Os instrumentos construídos mostraram as competências adquiridas no processo ensino-serviço-comunidade e aumentaram a eficiência na educação em saúde em escolares, produzindo ferramentas aprimoradas e direcionadas.
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto