Educação mediada por tecnologia: avaliação de curso de treinamento em tratamento restaurador atraumático (ART): estudo piloto
Documento
Informações
Título
Educação mediada por tecnologia: avaliação de curso de treinamento em tratamento restaurador atraumático (ART): estudo piloto
Title
E-learning: evaluation of a training course in atraumatic restorative treatment (ART): pilot study
Autor(es)
Aliandra Sandrini | Daniela Prócida Raggio | Marcelo José Strazzeri Bönecker | Fausto Medeiros Mendes | Chao Lung Wen | Ana Estela Haddad | Lucila Basto Camargo
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2013
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Educação a distância; Educação em Odontologia; Tratamento dentário restaurador sem trauma
Resumo (EN)
Objective – This longitudinal pilot study aimed to assess the knowledge retention achieved by pediatric dentists subjected to a distance e-learning course of atraumatic restorative treatment (ART). Methods – The course has a DVD format (40 minutes) and covers the ART philosophy and technique. The sample consisted of 12 pediatric dentistry students from two courses in São Paulo (33.3% dropout rate). Initially, the students were trained in ART using the DVD. To evaluate the knowledge retention the participants underwent to the same test before, after 30 days and after 6 months of the distance training. A previously calibrated investigator (ICC = 0.991, 95% CI = 0.975 to 0.996) performed the tests correction. Results – Participants showed knowledge improvement after the course (p0.05) (ANOVA). Conclusion – It was concluded that to favour knowledge retention in pediatric dentists subjected to this e-learning course of ART is recommended to promote the association of various strategies of teaching and learning.
Resumo
Objetivo – Este estudo piloto longitudinal teve o objetivo de avaliar a retenção de conhecimento alcançada por especialistas em Odontopediatria submetidos a um curso de tratamento restaurador atraumático (ART) baseado em educação mediada por tecnologia aplicado exclusivamente a distância. Métodos – O curso é apresentado em formato de DVD (40 minutos) e explora a filosofia e técnica do ART. A amostra foi composta por 12 alunos provenientes de dois cursos paulistas de especialização em Odontopediatria (perda amostral 33,3%). Os alunos foram submetidos ao treinamento a distância em ART. Para avaliação da retenção de conhecimento os participantes realizaram uma mesma prova presencial antes, após 30 dias e depois de 6 meses do curso. Uma pesquisadora previamente calibrada (CCI=0,991; 95% IC=0,975-0,996) executou a correção das provas. Resultados – Observou-se que houve ganho de conhecimento imediatamente após o curso (p0,05) (teste ANOVA para dados vinculados). Conclusão – Conclui-se que para favorecer a retenção do conhecimento nos indivíduos submetidos ao curso de treinamento em ART baseado na educação mediada por tecnologia é recomendável que se promova associação de diversas estratégias de ensino-aprendizagem.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto