Resumo (PT)
Objetivo – Este estudo piloto longitudinal teve o objetivo de avaliar a retenção de conhecimento alcançada por especialistas em Odontopediatria submetidos a um curso de tratamento restaurador atraumático (ART) baseado em educação mediada por tecnologia aplicado exclusivamente a distância. Métodos – O curso é apresentado em formato de DVD (40 minutos) e explora a filosofia e técnica do ART. A amostra foi composta por 12 alunos provenientes de dois cursos paulistas de especialização em Odontopediatria (perda amostral 33,3%). Os alunos foram submetidos ao treinamento a distância em ART. Para avaliação da retenção de conhecimento os participantes realizaram uma mesma prova presencial antes, após 30 dias e depois de 6 meses do curso. Uma pesquisadora previamente calibrada (CCI=0,991; 95% IC=0,975-0,996) executou a correção das provas. Resultados – Observou-se que houve ganho de conhecimento imediatamente após o curso (p0,05) (teste ANOVA para dados vinculados). Conclusão – Conclui-se que para favorecer a retenção do conhecimento nos indivíduos submetidos ao curso de treinamento em ART baseado na educação mediada por tecnologia é recomendável que se promova associação de diversas estratégias de ensino-aprendizagem.