Diagnóstico de enfermagem em gestante em práticas educativas
Documento
Informações
Título
Diagnóstico de enfermagem em gestante em práticas educativas
Title
Nursing diagnoses in pregnant women in educational practices
Autor(es)
Vanessa Serrano | Miriam Aparecida de Abreu Cavalcante | Sheilla Siedler Tavares | Gabriela Rodrigues Zinn | Daniele Cristina Comino Naloto
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO DE 2013
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Diagnóstico de enfermagem; Gestantes; Cuidado pré-natal
Resumo (EN)
Objective – Identifying the main nursing diagnosis in pregnant women who took part in groups of educational practices, according to NANDA taxonomy II. Methods – Theoretical-empirical, descriptive-exploratory study with quantitative approach. Results – Fourteen pregnant women were interviewed. 25 nursing diagnoses were identified, with three of these diagnoses related to health promotion. The most frequent diagnoses were: disposition for increased knowledge (92.85%), acute pain (78.57%), fear (78.57%), deficient know-ledge (64.28%), impaired sleep pattern (57.14%) and risk for infection (57.14%). Conclusions – Considering the nursing diagnoses obtained in this study, there are possibilities for planning the educational activities to be carried out in groups with pregnant women.
Resumo
Objetivo – Identificar os principais diagnósticos de enfermagem em gestantes atendidas em grupos de práticas educativas, segundo a taxonomia II da NANDA. Métodos – Estudo teórico-empírico, exploratório-descritivo com abordagem quantitativa. Resultados – Foram entrevistadas 14 gestantes. Identificaram-se 25 diagnósticos de enfermagem, sendo que três destes diagnósticos estavam relacionados à promoção da saúde. Os diagnósticos mais frequentes foram: disposição para conhecimento aumentado (92,85%), dor aguda (78,57%), medo (78,57%), conhecimento deficiente (64,28%), padrão do sono prejudicado (57,14%) e risco para infecção (57,14%). Conclusões – Dian te dos diagnósticos de enfermagem obtidos no presente estudo, verificam-se as possibilidades de planejamento das atividades educativas a serem desenvolvidas nos grupos com as gestantes.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto