Construção e avaliação de um programa educacional multimídia para o estudo da análise cefalométrica na Odontologia
Documento
Informações
Título
Construção e avaliação de um programa educacional multimídia para o estudo da análise cefalométrica na Odontologia
Title
Construction and evaluation of a multimedia educational software for cephalometric analysis study in Dentistry
Autor(es)
Cléber de Jesus Ferreira Junior | Luís Gustavo Giesbrecht da Silveira | Denise Caluta Abranches | Luiz Antônio Ribeiro de Moura | Monica Parente Ramos | Cristina Lucia Feijó Ortolani | Ivan Torres Pisa
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2007
Curso
Odontologia
Palavras-chave
Educação em Odontologia; Circunferência craniana; Multimídia; Instrução por computador
Resumo (EN)
Introduction – The teaching of cephalometry in Dentistry universities happens with the support of textbooks, which do not comprehend all the content, hindering teaching. On the other hand, the use of educational programs with multimedia content can aid the self-study. Our objective was to build a multimedia tool to aid the cephalometric analysis learning and to evaluate its impact in a Dentistry course. Method – an educational multimedia software with the cefalometry topics and practical exercises was developed in the period 2005-2006 in the Federal University of São Paulo (Unifesp). In partnership with the Paulista University (UNIP) students without previous knowledge in cefalometry, from the 3rd year of the Dentistry course, were divided in two groups: G1, with face-to-face class, and G2, with software support. A test with 14 descriptive questions was applied to measure the information acquisition after a 60-minute activity. Results – The average of successes of G1 was 10,31 (73,61%), with grades between 4 and 13. Group G2 obtained average of 10,91 right answers (78,30%), with grades between 7 and 14. Statistical analysis indicates that the results are equivalent, with slight superiority of G2. Through qualitative analysis, larger motivation towards the class in G1 was observed. However, the multimedia class was considered better for the visualization of the structures of the cephalometry. Conclusions – The educational multimedia software built offers an efficient instrument to aid in the study of the cephalometry, providing to the user the accomplishment of several practical exercises of cephalometric elaboration and analysis.
Resumo
Introdução – O ensino da cefalometria nas faculdades de Odontologia baseia-se em livrostexto que não abrangem completamente seu conteúdo, dificultando a aprendizagem. Por outro lado, a utilização de programas educacionais com conteúdo multimídia pode auxiliar o estudo individual. Construir e avaliar o impacto da multimídia como ferramenta de auxilio no aprendizado da análise cefalométrica em um curso de graduação em Odontologia. Materiais e Método – Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) foi desenvolvido, no período 2005-2006, um programa educacional multimídia contendo tópicos de estudo sobre cefalometria, incluindo exercícios práticos de elaboração e análise. Em parceria com a Universidade Paulista (UNIP), alunos do 3º ano do curso de Odontologia, sem conhecimento prévio sobre cefalometria, foram divididos em grupo G1, com alunos que participaram de uma aula tradicional sobre o tema, e grupo G2, com alunos que estudaram com apoio do programa. Aplicamos uma prova com 14 questões descritivas para medir a retenção do conhecimento, 60 minutos após a realização das atividades. Resultados – A média de acertos de G1 foi 10,31 questões corretas (73,61%); grupo G2 obteve média de 10,91 questões corretas (78,30%). A análise estatística indica que os resultados são equivalentes, com leve superioridade de G2. Por meio da análise qualitativa observamos maior motivação dos alunos em relação à aula presencial. Contudo, os estudantes destacaram que a aula multimídia é melhor para a visualização das estruturas da cefalometria. Conclusão – O programa educacional multimídia desenvolvido oferece um instrumento eficiente para auxiliar no estudo da cefalometria.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto