Composição e avaliação de aplicativo hipermídia como recurso educacional na graduação de Endodontia
Documento
Informações
Título
Composição e avaliação de aplicativo hipermídia como recurso educacional na graduação de Endodontia
Title
Composition and evaluation of applicatory hypermedia as educational resource in Endodontics graduation
Autor(es)
Denise Caluta Abranches | Márcia Regina Ramalho da Silva Bardauil | Harry Davidowicz | Abílio Albuquerque Maranhão de Moura | Monica Parente Ramos
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2007
Curso
Odontologia
Palavras-chave
Hipermídia; CD-ROM; Instrução por computador; Endodontia, educação.
Resumo (EN)
Introduction – Computer system has become a necessity in our world. And teaching represented by the University has the mission to prepare the student to the professional carrier to feel the responsibility of not shutting the eyes to this reality. Nowadays the presence of informatics in teaching didactics represents new configurations and methodologies to conduct the learning teaching process as well as the diffusion of different knowledge shapes. As for the computation development, hypermedia photography with fidelity sound, text, image and animation. These resources in classroom make interactivity and interferences in the sequential presentations. Facing this new subject, the present study had the purpose to introduce a CD-ROM as a coadjutor in the study of Endodontics, specially the laboratory operator technique in order to verify the benefits of hypermedia in the education contexto. Material and Methods – A hypermedia in a CD-ROM shape was developed from the collection of ali endodontics material as the treatment of ali medias with the assistant of specific software to make them. Offering an auto executable file when inserting in the computer drive, allowing the user a no linear navigation hypermedia. Results – The CD-ROM valuation was applied to students of Endodontics discipline where it was verified its appliance. Conclusion – The results showed that the use of hypermedia could be a motivate tool to teach the Endodontics when applied positively.
Resumo
Introdução – O computador tornou-se uma necessidade no mundo em que vivemos, e o ensino representado pela universidade, na missão de preparar o aluno para a carreira profissional, sente a responsabilidade de não fechar os olhos para essa realidade. Atualmente, a presença da informática na didática de ensino representa novas configurações e metodologias para a condução do processo de ensino e aprendizado, bem como a difusão das diferentes formas de conhecimentos. No desenvolvimento da computação, a hipermídia retrata com fidelidade, som, texto, imagem e animação. Aplicados em sala de aula esses recursos caracterizam interatividade e interferência na seqüência de apresentações. Frente a esta nova temática, o presente estudo teve como objetivo a introdução de um CD-ROM como coadjuvante no estudo da Endodontia, especificamente a técnica endodôntica, a fim de verificar os benefícios da hipermídia dentro do contexto educacional. Material e Métodos – A hipermídia em formato de CD-ROM foi desenvolvida a partir da coleta de todo material endodôntico, bem como o tratamento das mídias com o auxílio de softwares específicos. Possibilitando assim, a realização de um arquivo auto-executável quando inserido no drive do computador, permitindo uma navegação da hipermídia de forma não linear pelo usuário. Resultados – A avaliação do CD-ROM foi realizada com alunos da disciplina de Endodontia onde foi verificada a sua aplicabilidade. Conclusão – Os resultados estatísticos mostraram que o uso da hipermídia pode ser uma ferramenta motivadora no ensino da Endodontia.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto