Características do atendimento pré-hospitalar intradomiciliar em Curitiba-PR
Documento
Informações
Título
Características do atendimento pré-hospitalar intradomiciliar em Curitiba-PR
Title
Profile of pre-hospital household care in Curitiba-PR
Autor(es)
Hamilton de Ramalho Neto | Érica de Oliveira Borba | Eduardo Borba Neves
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2013
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Serviços médicos de emergência; Sistema médico de emergência; Gestão de recursos
Resumo (EN)
Objective – To identify the kinds of events more frequent and characterize the profile of pre-hospital care (PHC) of a particular company of medical emergencies in Curitiba city-PR. Methods – It was conducted a descriptive study in which was used the information from the database system of the company studied the period from January to June of 2010. The study examined the care of the following criteria: day of week, time, customer kinds, injury kinds, age, sex, time and displacement kinds. Results – The profile of this particular company of EMS was of assisted firms/industries, male victims of blunt trauma, the trading period (mainly afternoon). Conclusion – For the characteristics of the studied company, the design staff can be established as concentration of cares in business hours and that clinical investigation of the patient’s correct for central regulation is essential for making decisions.
Resumo
Objetivo – Identificar os tipos de ocorrências mais frequentes e caracterizar o perfil de atendimento pré-hospitalar (APH) de uma empresa particular de emergências médicas na cidade de Curitiba-PR. Métodos – Foi realizado um estudo descritivo, no qual foram utilizadas as informações da base de dados do sistema da empresa pesquisada no período de janeiro a junho do ano de 2010. O estudo analisou os seguintes critérios do atendimento: dia da semana, horário, tipo de cliente, tipo de agravo, idade, sexo, tempo e tipo de deslocamento. Resultados – O perfil desta empresa particular de APH foi de atendimentos a empresas/indústrias, homens vítimas de traumas fechados, no período comercial (principalmente vespertino). Conclusão – Para as características da empresa estudada, o dimensionamento de pessoal pode ser estabelecido conforme a concentração de atendimentos em horário comercial e que a investigação do quadro clínico correto do paciente pela central de regulação é essencial para a tomada de decisões.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto