Brinquedo terapêutico na enfermagem pediátrica brasileira: uma revisão da literatura das evidências atuais
Documento
Informações
Título
Brinquedo terapêutico na enfermagem pediátrica brasileira: uma revisão da literatura das evidências atuais
Title
Therapeutic toy in brazilian pediatric nursing: a literature review of current evidence.
Autor(es)
Webse da Mota Costa | Hidecazio Oliveira Sousa | Marcos Rassi Fernandes
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2019
Tipo de Artigo
REVIEW ARTICLES / ARTIGOS DE REVISÃO
Palavras-chave
Brinquedo terapêutico; Jogos e brinquedos; Enfermagem pediátrica; Ludoterapia; Criança hospitalizada
Resumo (EN)
To analyze the results on the applicability of the use of therapeutic play by Brazilian pediatric nursing in recent years. This is an integrative literature review whose data were extracted from scientific articles selected through the search tools Google Academic, Scientific Electronic Library Online (Scielo) and Virtual Health Library (B.V.S), using the descriptors therapeutic toy, toy therapy and nursing. A total of 19 articles were previously selected, and after applying the eligibility criteria, 07 publications were included. The use of therapeutic play represents a line of externalization of subjective thinking of playful aspect, where the team of health professionals has tools capable of looking at how important playing is in care practices to activate and structure human relationships, as well to escape routine hospitalize to produce feelings-based human relationships that preserve the healthy and secure bond.
Resumo
Analisar os resultados sobre a aplicabilidade da utilização do brinquedo terapêutico pela enfermagem pediátrica brasileira nos últimos anos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura cujos dados foram extraídos de artigos científicos selecionados por meio das ferramentas de busca Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Libray Online) e Biblioteca Virtual de Saúde (B.V.S), a partir dos descritores brinquedo terapêutico, brinquedoterapia e enfermagem. Um total de 19 artigos foram previamente selecionados, e após a aplicação dos critérios de elegibilidade, 07 publicações foram incluídas. O uso do brinquedo terapêutico representa uma linha de exteriorização do pensamento subjetivo de aspecto lúdico, onde a equipe dos profissionais de saúde dispõe de instrumentos capazes de olhar o quanto o brincar é importante nas práticas assistenciais para ativar e estruturar as relações humanas, bem como fugir da rotina hospitalizar para produzir relações humanas baseadas em sentimentos que preservem o vínculo saudável e seguro.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto