Avaliação dos serviços da unidade básica de saúde na perspectiva do usuário
Documento
Informações
Título
Avaliação dos serviços da unidade básica de saúde na perspectiva do usuário
Title
Assesment of the services of the basic unit health in the users perspective
Autor(es)
Cássio de Almeida Lima | Aline Grace Oliveira | Cynthia Antunes Barbosa | Fernanda Marques da Costa | Orlene Veloso Dias
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2014
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Avaliação; Percepção; Unidade Básica de Saúde.
Resumo (EN)
Objective – Assess the services offered by a basic health unit (BHU) by means of the perception of the users. Methods – A quantitative approach research was done with 208 users of a BHU, selected by probalistic sampling. The data collection instrument was elaborated with base on the SERVQUAL model. Results – The analysis of the variables of the profile showed that most of the users are female and young sex, have secondary education, family income between 1 and 3 minimum wages and live in the territory for more than 10 years. The results of the aspects concerning evaluation show the predominance of a good perception in relation the quality of the services done by the unit. However, as the education level went up, less favorable is the satisfaction to the knowledge of the BHU professionals (p=0,047). Conclusion – In relation to the user’s assessment, the services offered by the BHU are adequate and attend to their needs.
Resumo
Objetivo – Avaliar os serviços oferecidos por uma unidade básica de saúde (UBS) por meio da percepção dos usuários. Métodos – Pesquisa de abordagem quantitativa realizada com 208 usuários de uma UBS, selecionados por meio de amostragem probabilística. O instrumento de coleta de dados foi elaborado com base no modelo SERVQUAL. Resultados – A análise das variáveis do perfil revelou que, em sua maioria, os usuários são do sexo feminino e jovens, possuem ensino médio, renda familiar entre 1 e 3 salários mínimos e moram no território há mais de 10 anos. Os resultados dos aspectos concernentes à avaliação evidenciam a predominância de uma boa percepção quanto à qualidade dos serviços prestados pela unidade. Entretanto, quanto maior o grau de escolaridade, menos favorável é a satisfação com o conhecimento dos profissionais da UBS (p=0,047). Conclusão – Frente à avaliação dos usuários, os serviços oferecidos pela UBS são adequados e atendem às suas necessidades.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto