Avaliação do conhecimento sobre saúde bucal de pais e cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência
Documento
Informações
Título
Avaliação do conhecimento sobre saúde bucal de pais e cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência
Title
Assessment of oral health knowledge of parents and caregivers of children and teens with disabilities
Autor(es)
Jacyara Soares | Luiz Evaristo Ricci Volpato | Paulo Henrique Souza Castro | Nayane Assis Lambert | Álvaro Henrique Borges | Artur Aburad de Carvalhosa
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2013
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Saúde bucal; Pessoas com deficiência; Criança; Adolescente; Prevenção primária
Resumo (EN)
Objective – To assess the oral health knowledge and behavior of parents/caregivers of children and adolescents with disabilities under their responsibility. Methods – A cross-sectional study was carried out evaluating the knowledge and practices in oral health of 100 parents/caregivers of children and adolescents with disabilities of the Institute of Special Education (APAE) in the city of Ji-Paraná, RO, Brazil. Results – The age of people with disabilities ranged from 08 months to 24 years. 25 (25%) had no conclusive diagnosis of their condition, 19 (19%) had neurologic and motor delay / mental retardation and 14 (14 %) had cerebral palsy. Oral health was considered good by their parents or caregivers in 38% of the cases, regular in 38%, 13% good, bad in 6% and poor in 5%. 41 parents/caregivers (41%) reported brushing the teeth of the disabled person three times a day, and 80 parents (80%) do not use dental floss in the oral hygiene of people with disabilities. 56 people with disabilities (56%) collaborate with oral hygiene. 70% of respondents have knowledge of the biofilm, however, 79% do not know what diseases it can cause. 58% said they know what is tooth decay and 88% are unaware of periodontal disease. Conclusions – It is essential the establishment of educational interventions focused to this public since the participation of families and people living with the disabled person can be crucial to the success of the treatment and prevention of oral diseases.
Resumo
Objetivo – Levantar o conhecimento sobre saúde bucal e a conduta de pais/cuidadores frente à sua manutenção nas crianças e/ou adolescentes com deficiência sob sua responsabilidade. Métodos – Analisou-se por meio de estudo transversal o conhecimento e práticas em saúde bucal de 100 pais/cuidadores de crianças e adolescentes com deficiência do Instituto de Educação Especial da APAE do Município de Ji-Paraná, Rondônia. Resultados – A idade das pessoas com deficiência variou de 08 meses a 24 anos de idade, sendo que 25 (25%) não apresentavam diagnóstico conclusivo de sua condição, 19 (19%) apresentavam atraso neuropsíquico motor / deficiência mental e 14 (14%) paralisia cerebral. A saúde bucal foi considerada boa por seus pais/cuidadores em 38% casos, regular também em 38%, ótima em 13%, ruim em 6% e péssima em 5%. 41 pais/cuidadores (41%) relataram escovar os dentes da pessoa com deficiência 3 vezes ao dia; 80 pais/cuidadores (80%) não utilizam o fio dental na higiene bucal das crianças com deficiência. 56 pessoas com deficiência (56%) colaboram durante a higiene bucal. 70% dos entrevistados tem conhecimento sobre o biofilme dentário, entretanto, 79% não sabem quais doenças ele pode causar. 58% afirmaram saber o que é a cárie dentária e 88% desconhecem a doença periodontal. Conclusões – É fundamental o estabelecimento de ações educativas voltadas a esse público, uma vez que a participação da família e das pessoas que convivem com a pessoa com deficiência pode ser decisiva no sucesso do tratamento e na prevenção das doenças bucais.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto