Resumo (PT)
Introdução — Este estudo teve o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos professores da Creche Sorena sobre saúde bucal e que condutas tomariam frente aos problemas odontológicos que poderiam acometer seus alunos. Métodos — Foi utilizado um questionário com 25 perguntas, aplicado a 14 professores do sexo feminino da Creche Sorena que participaram do processo de implantação do Projeto de Atenção Integral em Saúde Bucal, durante o mês de março de 2003. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Para a tabulação e análise dos dados foi utilizado o software Epi Info 604, com nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados — O nível de conhecimento das professoras sobre cárie dentária foi baixo, pois apesar de 86% terem afirmado conhecer a etiologia da cárie, quando solicitado que definissem a etiologia da cárie as respostas foram incorretas. Dos mestres, 71% não faziam atividades sobre saúde bucal com seus alunos e 88,23% orientavam as escovações das crianças mesmo não tendo conhecimento de como fazê-la. Conclusões - Os professores necessitavam de maiores esclarecimentos e orientações para a prevenção e controle da cárie, para poderem participar do projeto como promotores de saúde capazes de motivar hábitos adequados de higiene bucal nas crianças da creche.