Avaliação do nível de conhecimento sobre saúde bucal dos professores da Creche Sorena, Belém, Pará
Documento
Informações
Título
Avaliação do nível de conhecimento sobre saúde bucal dos professores da Creche Sorena, Belém, Pará
Title
Knowledge level evaluation about oral health of Sorena Day-Care Center's teachers, Belém, Pará
Autor(es)
Helder Henrique Costa Pinheiro | Débora Gomes Cardoso | Marizeli Viana de Aragão Araújo | Izamir Carnevali de Araújo
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO DE 2005
Curso
Odontologia
Palavras-chave
Educação em saúde bucal - Conhecimentos, atitudes e práticas em saúde
Resumo (EN)
Introduction — This study had the objective to evaluate the level of knowledge of the teachers of the Sorena Day-care Center on oral health, and that behaviors would take front to the dentistries problems that could affect their pupils. Methods — A questionnaire with 25 questions was usea, applied the 14 teachers of the feminine sex of the Sorena Day-care Center who had participated of the process of implantation of the Project of Integral Attention in Oral Health, during the month of March of 2003. this study is about a qualitative research of the descriptive type. For table and analysis of the data Epi Info 604 software was usead, with level of significance of 5% (p < 0,05). Results — The level of knowledge of the teachers on dental caries was low, therefore although 86% to have affirmed to know the etiology of the caries when requested that defined the etiology of the caries the answers had been incorrect. 71% of the masters do not make activities on oral health with its pupils and 88.23% guided the brushing of the children exactly not having knowledge of as to make it. Conclusions — The teachers needed bigger clarifications and orientations for the prevention and control of the caries and to be able to participate as promotional of health this project capable to motivate adequate habits of oral hygiene in the children of the daycare center.
Resumo
Introdução — Este estudo teve o objetivo de avaliar o nível de conhecimento dos professores da Creche Sorena sobre saúde bucal e que condutas tomariam frente aos problemas odontológicos que poderiam acometer seus alunos. Métodos — Foi utilizado um questionário com 25 perguntas, aplicado a 14 professores do sexo feminino da Creche Sorena que participaram do processo de implantação do Projeto de Atenção Integral em Saúde Bucal, durante o mês de março de 2003. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva. Para a tabulação e análise dos dados foi utilizado o software Epi Info 604, com nível de significância de 5% (p<0,05). Resultados — O nível de conhecimento das professoras sobre cárie dentária foi baixo, pois apesar de 86% terem afirmado conhecer a etiologia da cárie, quando solicitado que definissem a etiologia da cárie as respostas foram incorretas. Dos mestres, 71% não faziam atividades sobre saúde bucal com seus alunos e 88,23% orientavam as escovações das crianças mesmo não tendo conhecimento de como fazê-la. Conclusões - Os professores necessitavam de maiores esclarecimentos e orientações para a prevenção e controle da cárie, para poderem participar do projeto como promotores de saúde capazes de motivar hábitos adequados de higiene bucal nas crianças da creche.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto