Avaliação do conhecimento sobre câncer bucal entre alunos de Odontologia, em diferentes unidades da Universidade Paulista
Documento
Informações
Título
Avaliação do conhecimento sobre câncer bucal entre alunos de Odontologia, em diferentes unidades da Universidade Paulista
Title
Evaluation of the knowledge about oral cancer among undergraduate dental students of different units at University Paulista
Autor(es)
Luciano Lauria Dib | Ricardo Salgado de Souza | Nicolau Tortamano
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO DE 2005
Curso
Odontologia
Palavras-chave
Neoplasias bucais - Educação em Odontologia — Estudantes de Odontologia Conhecimento, atitudes e práticas em saúde
Resumo (EN)
Introduction — The aim of the present study was to evaluate the knowledge about oral câncer among undergraduate students of different units at university Paulista (Sorocaba, Campinas e Indianópolis). Methods — Were applied 229 questionnaires (69 Sorocaba, 82 Campinas, 78 Indianópolis), and the results were analyzed by means of SPSS 10.0 computer software, using qui-square statistical test. Results — The results showed that majority of the students were informed about the main aspects of oral cancer, although some differences were noted among them. The most important result was the final grade obtained by the different groups studied. 87,2% of the students from Indianópolis Unit obtained grades A or B, but only 65,2% from Sorocaba and 39,0% from Campinas got the same grades. Conclusion — These results showed that it is very important to establish a prevention program inside the University Complex, with the aim of motivate all students about the relevance of the matter.
Resumo
Introdução — O intuito do presente trabalho foi avaliar o conhecimento sobre câncer bucal por parte dos alunos do último semestre do curso de Odontologia de três unidades distintas da UNIP (Sorocaba, Campinas e São Paulo). Aplicou-se um questionário sobre conhecimento sobre câncer bucal, em alunos das três unidades. Métodos — Foram realizadas 229 entrevistas (78 Indianópolis, 82 Campinas e 69 Sorocaba). Todos os questionários foram digitados em uma planilha do programa de computador Excel e os mesmos foram submetidos à análise estatística no programa de computador SPSS, versão 10.0. utilizando-se o método de correlação de frequências, aplicando-se o teste do Qui-quadrado, com intervalo de confiança de 95%, estabelecendo-se como estatisticamente significante os resultados cujo valor de p foram menores que 0,05. Resultados — A análise dos resultados permitiu constatar que de forma geral os alunos recebem informações sobre o assunto durante o curso de graduação, entretanto algumas diferenças importantes puderam ser percebidas. O fato mais marcante foi a diferença estatisticamente significante entre os conceitos obtidos, sendo que os alunos do campus Indianópolis apresentaram notas melhores que os de Campinas e Sorocaba. Considerando-se a soma dos conceitos A e B, 87,2% dos alunos do campus Indianópolis atingiram essa graduação, enquanto que apenas 39% dos alunos de Campinas e 65,2% dos alunos de Sorocaba conseguiram o mesmo. Conclusão — Para que se possa homogeneizar e melhorar o nível dos alunos propõe-se a criação de um programa universitário de prevenção de câncer bucal dentro da UNIP (todas as unidades), visando a padronização e divulgação dos métodos preventivos e de diagnóstico.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto