Avaliação do conhecimento e dificuldades de consumidores frequentadores de supermercado convencional em relação à rotulagem de alimentos e informação nutricional
Documento
Informações
Título
Avaliação do conhecimento e dificuldades de consumidores frequentadores de supermercado convencional em relação à rotulagem de alimentos e informação nutricional
Title
Assessment of knowledge and problems of supermarket consumers on the conventional food labeling and nutrition
Autor(es)
Nívea Izidoro Bendino | Welliton Donizeti Popolim | Célia Regina de Ávila Oliveira
Edição
JULHO/SETEMBRO DE 2012
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Rotulagem nutricional; Alimentos industrializados; Consumo de alimentos
Resumo (EN)
Objective – To analyze the difficulties that consumers of two conventional supermarkets, one in the city of Taboão da Serra and another in the central region of São Paulo, are faced with the information found on the labels of food, as well as their knowledge related to nutrition. Methods – This is a descriptive transversal. For the research a questionnaire was pre tested where it was possible to evaluate qualitative variables as gender, education level, marital status, and also qualitative variables related to the importance attached to the labels of foods and their nutritional information. Continuous quantitative variables can be evaluated: age and family income. Fifty consumers were interviewed in each supermarket. Results – It was found that in the two supermarkets consumers had difficulties in interpreting the information contained on food labels and nutritional information table, and these difficulties are justified by the language used on food labels. More than half of consumers in conventional supermarkets do not consider important the nutrition information contained on food labels. About 70% of those interviewed in the two supermarkets claim to understand partially the information contained on food labels. Conclusion – We conclude that consumers have difficulty in relation to the understanding and use of information on labels and nutritional information for health maintenance. It is recommended to intensify education campaigns targeted at the whole society.
Resumo
Objetivo – Analisar as dificuldades que os consumidores de dois supermercados convencionais, um no município de Taboão da Serra e outro na região central do Município de São Paulo, encontram ao se depararem com as informações encontradas nos rótulos dos alimentos, bem como seus conhecimentos relacionados à informação nutricional. Métodos – Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza transversal. Para a realização da pesquisa foi utilizado um questionário pré-testado onde foi possível avaliar variáveis qualitativas como: gênero, nível de escolaridade, estado civil, e também variáveis qualitativas relacionadas à importância atribuída aos rótulos de alimentos e suas informações nutricionais. Quanto às variáveis quantitativas contínuas pode-se avaliar: idade e renda familiar. Foram entrevistados 50 consumidores em cada supermercado. Resultados – Verificou-se que os consumidores dos dois supermercados encontram dificuldades em interpretar as informações contidas nos rótulos dos alimentos e na tabela de informações nutricionais, e essas dificuldades encontradas se justificam pela linguagem utilizada nos rótulos dos alimentos. Mais da metade dos consumidores dos dois supermercados convencionais não consideram importante a informação nutricional contida nos rótulos dos alimentos. Cerca de 70% dos entrevistados dos dois supermercados declaram entender parcialmente as informações contidas nos rótulos dos alimentos. Conclusão – Conclui-se que os consumidores têm dificuldade em relação ao entendimento e uso das informações dos rótulos e da informação nutricional para a manutenção da saúde. A informação considerada pelos consumidores foi a data de validade e a menos relevante o modo de preparo. Recomenda-se a intensificação de campanhas educativas dirigidas a toda a sociedade.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto