Avaliação da qualidade de vida e estresse em acadêmicos do curso de Fisioterapia
Documento
Informações
Título
Avaliação da qualidade de vida e estresse em acadêmicos do curso de Fisioterapia
Title
Evaluation of quality of life and stress in academic course of Physiotherapy
Autor(es)
Patrícia Pereira Alfredo | Juliana Carneiro Leão Biondi | Vânia Manna
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO DE 2016
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Qualidade de vida; Fisioterapia; Estresse
Resumo (EN)
Introduction – Stress is a state of tension that causes a break in the internal balance of the body and can directly affect the quality of life of an individual. Objective – This study aimed to evaluate and correlate the quality of life and the level of stress in the academic health of a college of São Paulo. Methods – This is a cross-sectional study was conducted with students from the physiotherapy course in São Paulo. The instruments used for data collection were the Quality of Life Questionnaire SF-36, WHOQOL-BREF questionnaire and Test Lipp Stress Symptoms Inventory-ISS. For the analysis of the data collected was used the statistical program R version 3.2.2. Results – Concerning the SF-36 physical therapy students had lower scores in the field vitality and increased functional capacity. You WHOQOL-BREF questionnaire had lower scores in the environment domain and increased social. It was found a statistically significant positive correlation between all areas compared between the questionnaires of quality of life. Comparing the ISSL and WHOQOL-BREF questionnaire was observed a significant negative correlation in all areas except for the correlation between the Alert Phase (P1) of the ISSL with the domains of WHOQOL. Also when comparing the ISSL and SF-36 questionnaires a significant negative correlation was observed in all areas except for the correlation between the Alert Phase (P1) of the ISSL with the SF-36. Conclusions – Physiotherapy graduate from a university in São Paulo present symptoms of stress, which influence their quality of life.
Resumo
Introdução – Estresse é um estado de tensão que causa uma ruptura no equilíbrio interno do organismo e pode afetar diretamente a qualidade de vida de um indivíduo. Objetivo– Avaliar e correlacionar a qualidade de vida e o nível de estresse em acadêmicos da áread a saúde de uma faculdade da cidade de São Paulo. Métodos – Trata-se de um estudo transversal que foi realizado com acadêmicos deum curso de Fisioterapia da cidade de São Paulo. Estes foram avaliados através dos questionários SF-36, WHOQOL-BREF e Teste de Lipp-ISSL. Para a análise dos dados coletados foi utilizado o programa estatístico R versão 3.2.2. Resultados – Foram incluídos no estudo 363 questionários. Referente ao questionário SF-36 os acadêmicos de fisioterapia apresentaram menor escore no domínio vitalidade e maior na capacidade funcional. No questionário WHOQOL-BREF apresentaram menor escore no domínio ambiente e maior no social. Houve correlação positiva significante entre todos os domínios comparados entre os questionários de qualidade de vida. Na comparação entre os questionários ISSL e WHOQOL-BREF foi observada a correlação negativa significativa em todos os domínios, exceto, pela correlação entre a Fase de Alerta (P1) do ISSL com os domínios do WHOQOL. Também na comparação entre os questionários ISSL e SF-36 foi observada a correlação negativa significativa em todos os domínios, exceto, pela correlação entre a Fase de Alerta (P1) do ISSL com os domínios do SF-36. Conclusão – Graduandos de fisioterapia de uma universidade da cidade de São Paulo apresentam sintomas de estresse, o que influenciam na sua qualidade de vida.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto