Avaliação da capacidade cardiorrespiratória e força muscular respiratória de crianças escolares
Documento
Informações
Título
Avaliação da capacidade cardiorrespiratória e força muscular respiratória de crianças escolares
Title
Assessment of cardiorrespiratory capacity and respiratory muscle strength on schoolars
Autor(es)
Ana Paula Azevedo Romanowski , Xisto Sena Passos, Natasha Yumi Matsunaga Spicacci
Edição
Outubro/Dezembro de 2021
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Curso
Fisioterapia
Palavras-chave
Aptidão cardiorrespiratória; Crianças; Músculos respiratórios; Aptidão física; Respiração
Resumo (EN)
Objective – To assess cardiorespiratory capacity and respiratory muscle strength of school children. Methods – School children aged 9 to 12 years old of both sexes were followed up throughout Teacher Giovanna's tutoring. An evaluation form consisting of sociodemographic and clinical information was applied. Cardiorespiratory capacity was assessed through AVD-GLITTRE; strength of respiratory muscles by manovacuometry with maximum inspiratory pressure (MIP) and maximum expiratory pressure (MEP) analyses; level of physical activity by the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ); and body mass index (BMI) by height and weight. Results – Ten children with a median age of 10 [9-12] years were evaluated. No difference was observed between sex, weight, and level of physical activity, according to the comparison between MIP and MEP and the AVD-GLITTRE time. Furthermore, there was a strong positive correlation between MIP and AVD Glittre time (p=0.017; e=0.729) and a strong negative correlation between MEP and AVD Glittre time (p=0.038; r=0.661), that is, the greater the strength of the inspiratory and expiratory muscles, the shorter the time to perform the AVD Glittre test. Conclusion – It is concluded that the greater the strength of the respiratory muscles, the better the cardiorespiratory conditioning of the children in the study. In addition, it was verified that there is no difference between weight, sex, BMI, age, active and sedentary when comparing the strength of inspiratory and expiratory muscles and the AVD-GLITTRE time test in school children.
Resumo
Objetivo – Avaliar a capacidade cardiorrespiratória e força muscular respiratória de crianças escolares. Métodos – Foram avaliadas crianças escolares com a faixa etária de 9 a 12 anos, de ambos os sexos, acompanhados no reforço escolar da professora Giovanna. Aplicou-se uma ficha de avaliação composta por informações sociodemográfica e clínicas. A capacidade cardiorrespiratória foi avaliada através do AVD-GLITTRE, a força dos músculos respiratórios pela manovacuometria com análise da pressão inspiratória máxima (PImáx) e pressão expiratória máxima (PEmáx), o nível de atividade física pelo International Physical Activity Questionnaire níve (IPAQ) e o índice de massa corporal (IMC) pela altura e peso. Resultados – Foram avaliadas 10 crianças com idade mediana de 10[9-12]anos de idade. Não foram observados diferença entre sexo, peso e nível de atividade física, de acordo com a comparação PImáx e PEmáx e com o tempo do AVD-GLITTRE. Além disso, verificou-se correlação positiva forte entre a PImáx e o tempo do AVD Glittre ( p=0,017; e=0,729) e correlação negativa forte entre a PEmáx e o tempo do AVD Glittre (p=0,038; r=0,661), ou seja, quanto maior a força dos músculos inspiratórios e expiratórios, menor o tempo para realização do teste AVD Glittre. Conclusão – Conclui-se que quanto maior a força dos músculos respiratórios, melhor o condicionamento cardiorrespiratório das crianças do estudo. Além disso, constatou-se que não há diferença entre peso, sexo, IMC, idade, ativos e sedentários na comparação da força dos músculos inspiratórios e expiratórios e do tempo do teste AVD-GLITTRE em crianças escolares.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto