Atuação do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde: uma análise a partir da Política Nacional de Promoção da Saúde e das Diretrizes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF
Documento
Informações
Título
Atuação do profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde: uma análise a partir da Política Nacional de Promoção da Saúde e das Diretrizes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF
Title
The role of physical education professional in the Single Health System: an analysis from the National Policy for Health Promotion and from the Guidelines for the Nucleus of Support to Family Health
Autor(es)
Thaís Guerreiro Scabar | Andrea Focesi Pelicioni | Maria Cecília Focesi Pelicioni
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO DE 2012
Tipo de Artigo
REVIEW ARTICLES / ARTIGOS DE REVISÃO
Palavras-chave
Saúde pública; Promoção da saúde; Sistema Único de Saúde; Saúde da família; Educação física e treinamento
Resumo (EN)
The creation of Nucleus of Support to Family Health has broadened the perspective of comprehensive care, based on specific actions prioritized by the National Policy Health Promotion, which includes the practice corporal/physical activity in actions in the primary network of health care and in the community, justifying the insertion of the physical education professional in the Primary Health Care. The profile of professionals in the Primary Network of Health Care, among which the physical education professional is included, shall include positions that go beyond the individualizing perspective and fragmentary that traditionally approach the ways of living, and place individuals and communities as the only responsibles for the various changes occurred in the health-illness process. Discussing the performance of physical education professional in Single Health System, aiming the health promotion, from the literature, from the National Curriculum Guidelines, from the National Policy for Health Promotion, from the Ordinance nº. 154/2008 that established the Nucleus of Support to Family Health and from the Guidelines for the Nucleus of Support to Family Health, found that the professional profile proposed for the National Curriculum Guidelines will meet the needs identified by public policies and guidelines for performance of these professionals in Single Health System, however, little has been researched on how the National Policy for Health Promotion proposals are made possible in the formation of physical education professional, and that there are few studies on the performance of these professionals in Single Health System. Considering the importance of action of physical education professional in the Single Health System, through the Nucleus of Support to Family Health, it was concluded that is necessary the development of new researches and the encouragement of the questioning of the health promotion in the Physical Education area.
Resumo
A criação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF) ampliou a perspectiva do atendimento integral, com base nas ações específicas priorizadas pela Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que inclui a prática corporal/atividade física em ações na rede básica de saúde e na comunidade, fundamentando a inserção do profissional de Educação Física (EF) no Serviço de Atenção Básica. O perfil dos profissionais da rede de Atenção Básica, entre os quais o profissional da EF, deve contemplar posturas que superem a perspectiva individualizante e fragmentária que tradicionalmente abordam os modos de viver e coloca os sujeitos e as comunidades como responsáveis únicos pelas várias mudanças ocorridas no processo saúde-doença. Discutindo a atuação do profissional da EF no Sistema Único de Saúde (SUS) com vistas à promoção da saúde, a partir da literatura, das Diretrizes Curriculares Nacionais, da PNPS, da Portaria nº 154/2008 que criou o NASF e das Diretrizes do NASF constatou-se que o perfil profissional proposto pelas Diretrizes Curriculares Nacionais vai ao encontro das necessidades indicadas pelas políticas públicas e diretrizes para atuação profissional no SUS, no entanto, há poucas pesquisas e artigos publicados mostrando como são viabilizadas as propostas da PNPS no processo de formação dos profissionais da EF, bem como são escassos os estudos sobre a atuação destes profissionais no SUS. Considerando a relevância da atuação dos profissionais da EF no SUS, por meio do NASF, conclui-se pela necessidade de realizar mais pesquisas e divulgação, bem como incentivar a problematização da promoção da saúde na área da EF.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto