Análise das propagandas de alimentos veiculadas na televisão durante a programação voltada ao público infantil
Documento
Informações
Título
Análise das propagandas de alimentos veiculadas na televisão durante a programação voltada ao público infantil
Title
Analysis of food advertisements on television in children programs
Autor(es)
Dênia Velloso Pimenta | Daniela Fagioli Masson | Milena Baptista Bueno
Edição
JANEIRO/MARÇO DE 2011
Curso
Nutrição
Palavras-chave
Criança; Publicidade de alimentos; Televisão; Hábitos alimentares; Preferências alimentares
Resumo (EN)
Objective – Time spent with the habit of watching television by Brazilian children has increased significantly and the qualities of food advertisements broadcast on television commercials are inadequate from a nutritional standpoint. The aim of this study was to analyze the trade of food products aimed at children presented at two stations open channel television. Methods – Data were obtained by recording, on VHS. The recordings took place in July, when school holidays for two weeks, including weekends. Results – There were 2,167 commercial broad-casts, and 542 products were categorized as “food and drink.” About 50% of food products reported was classified as rich in sugars. The foods were more televised drinks, yoghurts / fermented beverages and cookies, both on weekends as during the week. Conclusion – The nutritional quality of food in the televised broadcast was not considered appropriate given that most were rich in sugar as recommended and effective legislation.
Resumo
Objetivo – O tempo gasto com o hábito de assistir televisão pelas crianças brasileiras tem aumentado significativamente e a qualidade dos alimentos difundidos nas propagandas dos comerciais de televisão são inadequados do ponto de vista nutricional. O objetivo do presente estudo foi analisar os comerciais de produtos alimentícios voltados ao público infantil apresentados em duas emissoras de canal aberto de televisão. Métodos – Os dados foram obtidos por meio de gravação, em VHS. As gravações ocorreram no mês de julho, época de férias escolares, durante duas semanas, incluindo os finais de semana. Resultados – Foram transmitidos 2.167 comerciais, sendo que 542 foram produtos categorizados como “alimentos e bebidas”. Cerca de 50% dos produtos alimentícios divulgados foram classificados como ricos em açúcares. Os alimentos mais televisionados foram refrigerantes, iogurtes/ bebidas fermentadas e bolachas, tanto nos finais de semana como no decorrer da semana. Conclusão – A qualidade nutricional dos alimentos televisionados nas emissoras analisadas não foi adequada dado que a maioria era rico em açúcares conforme a recomendação e legislação vigente.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto