A relevância da disciplina de humanização da saúde para a formação de Acadêmicos em Odontologia
Documento
Informações
Título
A relevância da disciplina de humanização da saúde para a formação de Acadêmicos em Odontologia
Title
The relevance of the subject humanization of health for the formation of Dental Students
Autor(es)
Izabel Christina Ribeiro Vianna, Elcio Magdalena Giovani, Luiz Felipe Scabar, Levy Anderson César Alves
Edição
OUTUBRO/DEZEMBRO 2024
Tipo de Artigo
CASE REPORTS / RELATO DE CASO
Curso
Odontologia
Palavras-chave
Humanização da assistência; Odontologia integrativa; Odontologia; Saúde bucal; Educação em Odontologia; Odontologia; Sinais e sistemas; Qualidade de vida; Diagnóstico clínico; Comunicação em saúde.
Resumo (EN)
Humanization of Health (HH) emphasizes a patient-centered approach, fostering a more humane form of care that respects the dignity and individuality of each person. The objective of the present study is to discuss the importance of integrating first-semester students into clinical practice, particularly through the HH subject. This early experience allows students to develop essential competencies, such as effective communication, empathy, and an understanding of patients' emotional needs. As students engage in clinical interactions, they not only enhance their technical skills but also learn the significance of interpersonal relationships in promoting patient well-being. Furthermore, this initial exposure facilitates interaction and knowledge exchange with more experienced peers, such as final-year students, creating a collaborative environment that enriches the learning process. Clinical practice, guided by the perspective of humanization, provokes critical reflection on professional ethics and the social responsibility of dentists, preparing students for the challenges of exercising their profession in a context of diversity and complexity. Thus, the HH subject emerges as a crucial element in the construction of a robust academic formation, shaping future dentists who are more sensitive to the realities of patients and committed to the holistic promotion of health.
Resumo
A Humanização da Saúde (HS) enfatiza a abordagem centrada no paciente, promovendo um atendimento mais humanizado que respeita a dignidade e a individualidade do indivíduo. O objetivo do presente estudo é discorrer sobre a importância da inserção do aluno do primeiro semestre na prática clínica, especialmente através da disciplina de HS. Esta experiência precoce permite que os estudantes desenvolvam competências essenciais, como a comunicação efetiva, a empatia e a compreensão das necessidades emocionais dos pacientes. Os alunos, ao se engajarem em interações clínicas, não apenas aprimoram suas habilidades técnicas, mas também aprendem a importância da relação interpessoal na promoção do bem-estar do paciente. Além disso, esta vivência inicial favorece a convivência e a troca de conhecimentos com colegas mais experientes, como os alunos do último ano, proporcionando um ambiente colaborativo que enriquece o processo de aprendizado. A prática clínica, mediada pela perspectiva da humanização, instiga a reflexão crítica sobre a ética profissional e a responsabilidade social do dentista, preparando os alunos para os desafios do exercício da profissão em um contexto de diversidade e complexidade. Assim, a disciplina de HS se configura como um elemento crucial na construção de uma formação acadêmica sólida, moldando futuros dentistas mais sensíveis às realidades dos pacientes e comprometidos com a promoção da saúde de forma integral.
Instituição
Universidade Paulista
Direito de Acesso
Acesso Aberto