A educação como prática viabilizadora da saúde bucal
Documento
Informações
Título
A educação como prática viabilizadora da saúde bucal
Title
Education as enabler practice of oral health
Autor(es)
Cristina Berger Fadel | Danielle Bordin | Jean Érick Langoski
Edição
ABRIL/JUNHO DE 2013
Tipo de Artigo
ORIGINAL ARTICLES / ARTIGOS ORIGINAIS
Palavras-chave
Educação em saúde; Promoção da saúde; Saúde bucal
Resumo (EN)
Objective – To present the educational practice experienced by a university extension project as part of oral health education. The health education aims to develop in people a sense of responsability for their own health and the ability to participate in community life in a constructive way, seeking to encourage them to adopt and maintain healthy living standards and empower them to make decisions. Methods – The methodology used in this initiative exercised by the Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR articulates closely with the National Policy of the Health Promotion, emphasizing the high priority health education in the realm of dentistry. Results –The results achieved by this educational experience are outlined in different cycles of life, children under the implication is very positive compared to use of recreational and educational instruments, since they can draw attention to topics of interest, helping to (re) definition of values and motivation for the acquisition and maintenance of oral health. To the teens, the strategy is developed to break the hierarchy of technical expertise and bonding, establishing a field of interaction of ideas and opinions for the introduction of new habits. Among adults and seniors, propose a more active and conscious participation of individuals, valuing their individual experiences and circumstances, using pedagogical proposals tailored to their characteristics and needs. Conclusion – It is concluded that educational practice, as part of oral health, of extreme social importance, since it works on training in oral health of individuals and communities aimed to facilitate their autonomy and power appropriation.
Resumo
Objetivo – Apresentar a prática educativa vivenciada por um projeto de extensão universitária, no âmbito da educação em saúde bucal. A Educação em Saúde busca desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade pela sua própria saúde e a capacidade de participar da vida comunitária de uma maneira construtiva, buscando encorajá-las para adoção e manutenção de padrões de vida sadios e capacitá-las para a tomada de decisões. Métodos – A metodologia empregada nesta iniciativa exercida pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR articula-se intimamente com as diretrizes da Política Nacional de Promoção da Saúde, enfatizando a macroprioridade educação em saúde, na esfera odontológica. Resultados – Os resultados alcançados por esta experiência educativa são esboçados em diferentes ciclos de vida: no âmbito infantil a implicação é bastante positiva frente a utilização de instrumentos lúdico-pedagógicos, uma vez que conseguem atrair a atenção para temas de interesse, auxiliando na (re)definição de valores e na motivação para aquisição e manutenção da saúde bucal. Para adolescentes, a estratégia desenvolvida é a ruptura da hierarquia do saber técnico e a criação de vínculo, estabelecendo um campo de interação de ideias e opiniões para introdução de novos hábitos. Entre adultos e idosos, propõe-se uma participação mais ativa e consciente dos sujeitos, valorizando suas experiências individuais e particularidades, utilizando-se de propostas pedagógicas ajustadas às suas características e necessidades. Conclusão – Conclui-se ser a prática educativa, no âmbito da saúde bucal, de extrema relevância social, uma vez que trabalha na capacitação de indivíduos e coletividades com vistas à facilitação de sua autonomia e emponderamento.
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto