Saúde emocional de universitários: uma revisão sistemática
Documento
Informações
Título
Saúde emocional de universitários: uma revisão sistemática
Autor(es)
Débora Isi Vilas Boas Ramalho | Felipe Turini Martins | Rafaella Fernanda Cardoso Araujo | Sindy Teixeira Gomes da Silva | Tamires dos Santos Pessoa
Orientador(a)
Amilton José da Silva Júnior
Resumo
Este projeto de pesquisa teve como tema a avaliação da saúde emocional de estudantes universitários, considerando sua relação com a rotina acadêmica e a análise de aspectos psicossociais. O objetivo geral foi analisar a evolução da saúde emocional dos estudantes ao longo da graduação. Especificamente, buscou-se compreender o impacto da rotina universitária na percepção da saúde emocional, estabelecendo relação entre alunos de diferentes anos da graduação e seu desempenho acadêmico. Foi realizada uma revisão sistemática. A coleta de dados foi feita a partir de obras selecionadas das bases de dados SciELO e BV Salud, utilizando critérios de inclusão e exclusão. A discussão dos dados utilizou técnicas estatísticas descritivas e inferenciais para obter insights sobre a saúde emocional dos estudantes ao longo dos anos de graduação, fornecendo subsídios para políticas de promoção de bem-estar e suporte ao estudante universitário. A pesquisa revelou que os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Odontologia apresentaram alta prevalência de transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Além disso, a situação socioeconômica dos estudantes influenciou significativamente sua saúde mental, com estudantes de baixa renda enfrentando maior estresse e solidão. Quanto aos transtornos mentais prevalentes, a depressão e a ansiedade foram os distúrbios mais frequentes, especialmente entre as mulheres. Identificou-se também que o início e o final do curso foram períodos críticos para a saúde emocional dos alunos. Foi considerado essencial que as instituições de ensino adotassem políticas que favorecessem o bem-estar psicológico, promovendo uma cultura de autocuidado e resiliência. A necessidade de intervenções voltadas à saúde mental foi considerada urgente, e futuras pesquisas devem adotar uma abordagem longitudinal para melhor compreender as trajetórias dos transtornos ao longo da vida acadêmica.
Palavras-chave
Saúde mental | Estudantes universitários | Psicologia
Curso
Psicologia
Área de Concentração
Saúde mental
Data de Defesa
05/12/2024
Local/Campus
São José do Rio Preto
Direito de Acesso
Acesso Aberto