O papel do professor diante do bullyng na sala de aula
Documento
Informações
Título
O papel do professor diante do bullyng na sala de aula
Autor(es)
Dahny Elizabeth Queiroz Sampaio | Thais Bayma Mark | Sabryna Gonçalves Sales | Thais Bayma Mark | Vanderley Luiz de Souza
Orientador(a)
Leonardo Conceição Guimarães
Resumo
O bullying é um problema global que impacta os estudantes em diversas esferas, como psicológica, social, física, acadêmica e financeira. No aspecto psicológico, pode afetar a autoestima e gerar sintomas depressivos, chegando até ao suicídio em casos extremos; socialmente, desencadeia comportamentos de medo e isolamento; fisicamente, pode envolver agressões diretas; academicamente, prejudica o rendimento escolar e, financeiramente, compromete as oportunidades de acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho. Dada a gravidade do bullying, este estudo teve como objetivo investigar o papel dos professores no enfrentamento dessa questão nas escolas. A pesquisa foi realizada com 16 professores de ensino médio de cinco escolas públicas de Goiânia-GO, todos com experiência mínima de dois anos. A coleta de dados foi feita por meio de questionários online, que permitiram a análise qualitativa das respostas. O estudo buscou explorar as percepções dos docentes sobre o bullying, as abordagens que utilizam para lidar com a situação e os recursos institucionais disponíveis para prevenção e intervenção. Os resultados indicaram que a maioria dos professores reconhece a importância do combate ao bullying e relata ter lidado com casos em suas turmas. As principais estratégias adotadas incluem diálogo com as vítimas e agressores, apoio emocional às vítimas e comunicação com os pais. No entanto, foi observado que as escolas carecem de políticas institucionais eficazes e recursos adequados para lidar com o bullying de maneira abrangente. A discussão revelou que, apesar da conscientização dos professores, há uma necessidade de maior capacitação sobre o tema, além de políticas escolares mais eficazes. A participação das famílias e a implementação de programas preventivos estruturados são considerados elementos-chave para um enfrentamento mais efetivo do bullying nas escolas. Conclui-se que, embora os professores desempenhem um papel crucial no combate ao bullying, é urgente a criação de políticas mais robustas e um trabalho colaborativo entre escolas, famílias e a comunidade para garantir um ambiente escolar seguro e inclusivo.
Palavras-chave
Psicologia escolar | Bullyng
Curso
Psicologia
Área de Concentração
Psicologia escolar
Data de Defesa
29/11/2024
Local/Campus
Goiânia
Direito de Acesso
Acesso Aberto