Uso do Learning Analytics para auxiliar a gestão da educação a distância
Anexos
Informações
Título
Uso do Learning Analytics para auxiliar a gestão da educação a distância
Autor(es)
Elisangela Monaco de Moraes
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Data de Defesa
30/06/2016
Resumo (EN)
Distance education is a modality in expansion after the arrival of the internet and the development of information and communication technologies. In the distance education, technology is widely used; the different systems that comprise its management, as the academic management system and the virtual learning environment, among others, generate large amounts of data. Then emerge a challenge for institutions of higher education: how to consolidate the data and extract knowledge from them. This research aimed to deploy Learning Analytics in a higher education institution in order to verify that its use aids in the management of education. The proposition is that the consolidation of data and the extraction of knowledge from different databases will assist multiple users in the management of education. The model of Chatti et al. (2012) for the implementation of LA was chosen as a reference for application in a large higher education institution. In this case it was used data integration, database and analytics tools, besides the techniques of visualization and data mining. It was performed an analytical application through data collection in three different systems and presented to different user profiles, each accessed the set of information relating to your profile. Given the results, it was possible to realize that the information obtained is significant indicators that assist managers in the management of education.
Resumo
A educação a distância é uma modalidade em expansão após a chegada da internet e do desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. Na educação a distância, a tecnologia é amplamente utilizada; os diferentes sistemas que compõem seu gerenciamento, como o sistema de gestão acadêmica e o ambiente virtual de aprendizagem, entre outros, geram grandes quantidades de dados. Surge, então, um desafio para as instituições de ensino superior: como consolidar os dados e deles extrair conhecimento. Esta pesquisa se propôs a implantar o Learning Analytics em uma instituição de ensino superior a fim de verificar se a utilização do mesmo auxilia na gestão da educação. A proposição é que a consolidação dos dados e a extração de conhecimento das diferentes bases de dados irão auxiliar os múltiplos usuários na gestão da educação. O modelo de CHATTI et al(2012) para implantação de Learning Analytics foi escolhido como referência para a aplicação em uma instituição de ensino superior de grande porte. Neste caso foram utilizadas as ferramentas de integração de dados, de banco de dados e analítica, além das técnicas de visualização e de mineração de dados. Foi realizada uma aplicação analítica por meio da coleta de dados em três sistemas distintos e apresentados a perfis de usuários diferentes; cada qual acessava o conjunto de informações relativas ao seu perfil. Diante dos resultados, pôde-se perceber que as informações obtidas são significantes indicadores que auxiliam os gestores na gestão da educação.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Learning Analytics, Educação a Distância, Sistemas Educacionais, Integração de Dados
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Gestão de operações de serviços – Formas organizacionais, métodos e ferramentas para a gestão
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto