UM MODELO EXPLICATIVO DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO NA INDÚSTRIA 4.0
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Informações
Título
UM MODELO EXPLICATIVO DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO NA INDÚSTRIA 4.0
Título (EN)
AN EXPLANATORY MODEL OF STRATEGIC ALIGNMENT IN INDUSTRY 4.0
Autor(es)
Gilberto Francisco de Oliveira
Orientador(es)
Rodrigo Franco Gonçalves
Data de Defesa
25/06/2024
Resumo (EN)
The advantages of new Industry 4.0 embedded technologies for production companies are well known. These include agility, flexibility in both volume and production routing, reduction in total cost of ownership, customization and personalization of products, services added to the product, reduced maintenance costs, efficient use of energy, shorter time-to-market, and greater frequency of new product launches. Consumers, who are increasingly demanding in terms of quality and delivery times without wanting to pay extra, also seek to buy from companies that are engaged with the new era of digital transformation. However, while investments in Industry 4.0 technologies can lead to gains in operational efficiency and reductions in production costs, these initiatives must be aligned with corporate strategic decisions to avoid the risk of non-value addition. Strategic alignment is the focus of numerous studies proposing various models, with the Henderson and Venkatraman model being a notable reference for integrating IT and business functions as well as structural integrations. Nevertheless, the seminal model does not account for the new technologies of Industry 4.0, which defines the scope for this research. Therefore, the research objective is to develop, present, and evaluate an explanatory model of strategic alignment and Industry 4.0, categorizing production companies according to alignment perspectives. This will enable identification of how Industry 4.0 can add value to a company based on its strategic positioning. The perspectives are categorized into four dimensions: Digital Transition, Digital Transformation, Digital Potential, and Digital Process Support. The developed model is not scalable and allows the organization to identify the necessary impacts on systems, structure, and processes to achieve a certain level of application of emerging Industry 4.0 initiatives. The research objective comprised three specific objectives, covered by three articles: two submitted to journals and one published at a conference. The research methodology varied for each article. In Article 1, a systematic literature review was conducted; in Article 2 was developed a case study; and in Article 3, the Delphi method was applied
Resumo
As vantagens das novas tecnologias embarcadas da Indústria 4.0 para as empresas de manufatura são bem conhecidas. Algumas delas seriam agilidade, flexibilidade tanto de volume quanto de roteirização de produção, redução de custo total de propriedade, customização e personalização de produtos, serviços agregados ao produto, redução de custos de manutenção, uso eficiente de energia, menor time-to-market e frequência maior de lançamentos de novos produtos. Consumidores mais exigentes por maior qualidade e menor prazo de entrega, sem pagar mais por isso, também procuram comprar de empresas que estejam adaptadas e engajadas à nova era da transformação digital. Se por um lado, entretanto, há ganho de eficiência operacional e redução de custos de produção com investimentos em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, a condicionante é que as iniciativas de projetos estejam alinhadas com as decisões estratégicas corporativas. Caso contrário, aumenta-se o risco de não agregação de valor. O alinhamento estratégico é tema de várias pesquisas que propõem modelos a serem seguidos e o modelo de Henderson e Venkatraman é uma referência ao propor as integrações funcionais e as integrações estruturais de TI e de negócios. Porém o modelo seminal não considera as novas tecnologias da Indústria 4.0, o que identifica um espaço explorado por esta pesquisa. O objetivo de pesquisa é, portanto, desenvolver, apresentar e avaliar um modelo explicativo de alinhamento estratégico e Indústria 4.0. Isto tipificaria empresas de manufatura por perspectivas, o que permitiria recomendar como a Indústria 4.0 pode agregar valor à empresa, conforme seu posicionamento estratégico. Categorizado em quatro perspectivas: Transição Digital, Transformação Digital, Potencial Digital e Processo de Suporte Digital. O modelo desenvolvido não é escalar e concede à organização a possibilidade de identificar quais impactos em sistemas, estruturas e processos precisam ocorrer para atingir um determinado nível de aplicação das iniciativas emergentes da Indústria 4.0. Do objetivo de pesquisa desdobraram-se três outros objetivos específicos, contemplados por três artigos, dois submetidos a periódicos; o terceiro publicado em congresso. A metodologia de pesquisa foi distinta para cada artigo. No artigo 1, foi realizada uma revisão sistemática da literatura; no artigo 2, encontra-se um estudo de caso; e no artigo 3, o método Delphi foi aplicado.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Indústria 4.0; Alinhamento Estratégico; Manufatura; Transformação Digital; Smart Manufacturing
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Indústria 4.0: Aspectos tecnológicos, econômicos, sociais e ambientais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Coordenação deAperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
Direito de Acesso
Acesso Aberto