Sistemas de gestão da qualidade aplicados a micro e pequenas empresas para acesso a cadeias de suprimentos
Anexos
Informações
Título
Sistemas de gestão da qualidade aplicados a micro e pequenas empresas para acesso a cadeias de suprimentos
Autor(es)
Marcos Donizete de Sousa
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
27/05/2019
Resumo (EN)
The Micro and Small enterprises (MSEs) are of great importance to the Brazilian economy. The objective of this work is to research how quality management systems (QMS), based on the standard of the International Organization for Standardization (ISO), series 9001:2015, can become the fundamental philosophy of MSEs. This analysis sought the foundation in the understanding that quality is a requirement of great importance for the choice of products and services, both for individuals and companies. Secondarily, the aim was to understand how this QMS can help the segment in terms of participation in supply chains. This study uses two articles as a research instrument. It was perceived that MSEs focus on short-term plans and develop a management based on little or no participation of subordinates in decisions. Some of the companies claim to make use of the concepts of quality, but do not know the contents of ISO standard, series 9001:2015. Thus, after the two articles, it became clearer to understand that the basic concepts of management and quality are not yet familiar to the MSEs. In this context, it is suggested that the MSEs initiate their planning, linking concepts of the ISO 9001:2015 standard and use management systems that enable the participation of all, so that the objectives are deployed by the entire company. The training and updating of employees are a crucial point in this process, so that constant and reciprocal learning occurs. In this way, errors must be analyzed and treated with the appropriate tools; Risks must be constantly monitored and measured, always according to the ISO 9001:2015 standard.
Resumo
As micro e pequenas empresas (MPEs) são de grande importância para a economia brasileira. O objetivo desse trabalho é pesquisar como os Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), embasados pela norma da International Organization for Standardization (ISO), série 9001:2015, podem tornar-se a filosofia fundamental das MPEs. Tal análise buscou alicerce no entendimento de que a Qualidade é um requisito de grande importância para a escolha de produtos e serviços, tanto para as pessoas físicas quanto para as empresas. Secundariamente, almejou-se compreender como esse SGQ pode auxiliar o segmento, no que se refere à participação em cadeias de suprimentos. Esse estudo usa dois artigos como instrumento de pesquisa. Percebeu-se que MPEs focam nos planos de curto prazo e desenvolvem uma gestão baseada em pouca ou nenhuma participação dos subordinados nas decisões. Parte das companhias afirma fazer uso dos conceitos da Qualidade, mas desconhece o conteúdo da norma ISO, série 9001:2015. Assim sendo, após os dois artigos, pode-se compreender que os conceitos básicos de Gestão e Qualidade ainda não são familiares às MPEs. Nesse contexto, sugere-se que as MPEs iniciem seu planejamento, atrelando conceitos da norma ISO 9001:2015 e usem sistemas de gestão que possibilitem a participação de todos, a fim de que os objetivos sejam desdobrados por toda empresa. A capacitação e atualização dos colaboradores é ponto crucial nesse processo para que ocorra aprendizado constante e retroalimentado. Destarte, erros devem ser analisados e tratados com as devidas ferramentas; riscos devem ser constantemente acompanhados e medidos, sempre segundo a norma ISO 9001:2015.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Micro e Pequenas Empresas, Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO 9001:2015
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto