Sistema de treinamento autoadaptável para empresas e instituições de ensino
Anexos
Informações
Título
Sistema de treinamento autoadaptável para empresas e instituições de ensino
Autor(es)
Claudio Ferreira de Carvalho
Orientador(es)
Ivan Pérsio de Arruda Campos
Data de Defesa
01/12/2011
Resumo (EN)
The present study presents an "Adaptive Training System for Companies and Universities", using technologies that come from "lntelligent Tutoring Systems", in order to make the system interact with the learner, identifying his/her difficulties. After detecting those, the system proceeds to offer the student a targeted content review followed by new exercises focused on the weak points detected during previous activities. This "Adaptive Training System for Companies and Universities" is intended for use both by schools of any kind from fundamental level to corporative training. Furthermore, this System shall be made available through "Learning Management Systems" in order to take advantage of their communication facilities with human advisors when needed and also to create historical logs for corporative uses. The material shall also be distributed in M-learning format, in order to allow its use by cell phones, PDAs, Smartphones, iPhones, iPads, Tablets and e-Books.
Resumo
Este trabalho propõe “Sistemas de Treinamento Autoadaptáveis”, utilizando tecnologias oriundas de “Sistemas de Tutores Inteligentes (STI)”, de maneira que o sistema interaja com o aprendiz, procurando identificar suas dificuldades e, em função destas, proponha revisões e novas atividades focadas nos pontos fracos demonstrados durante a realização de atividades anteriores. Esses “Sistemas de Treinamento Autoadaptáveis” podem ser utilizados por diversos tipos de organizações, tais como: “Instituições de Ensino”, “Cursos que se dedicam a treinamento e reciclagem de pessoal”, “Departamentos de treinamento de empresas”, ou seja, qualquer entidade que deseje produzir treinamentos que tenham como diferencial a adaptação às necessidades individuais de cada um de seus aprendizes. Para facilitar a integração do usuário com o aprendizado e a utilização dos resultados por empresas e instituições, este trabalho propõe que o material seja dispo-nibilizado em “Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)”, permitindo ao aprendiz utilizar-se da comunicação com tutores e orientadores para o atendimento a dúvidas e propiciando à empresa um histórico do cumprimento das metas de aprendizagem. Ainda objetivando maior disponibilidade do material, este poderá também ser distribuído na forma de M-learning, de maneira a possibilitar a aprendizagem por meio de telefones celulares, PDAs, smartphones, iPads, iPhones, tablets e até e-books.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Treinamento Inteligente, Treinamento por Computador, EAD, STI
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Processos, métodos e ferramentas de TI aplicados à Engenharia de Produção
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto