Sistema de gestão da saúde da criança na escola
Anexos
Informações
Título
Sistema de gestão da saúde da criança na escola
Autor(es)
Adriana Cecel Guedes
Orientador(es)
Irenilza de Alencar Nääs
Data de Defesa
22/06/2015
Resumo (EN)
Due to thein crease in women's participation in the labor market,the schools became the institutions that not only educate, but also take care of children during the long time of they spend atthis place. To learn the children health care process and to use a specific management system for controlling then may increase the quality of the scholar services. This study aimed to establish children health management system at school and to evaluate the impact of this system on the children parental satisfaction. A survey study was first developed to learn the processes, followed by a quasi-experimental study to evaluate the impact of system’s application in the parental satisfaction. We used a business process management model (BPM) in the phases: modeling, implementation and control and analysis processes. Three children health processes were identified: health promotion, assistance to urgencies, and medication intake. The weak segments of these processes were analyzed, and the management system was proposed. The children’s’ parents were more satisfied with the communication between the family and the schooland started to appreciate the health orientations, beside perceiving greater respect for the children’ health. A great part of parents believed that the presence of a health professional on school is an important role.
Resumo
Em virtude do aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, as escolas tornaram-se instituições que não apenas educam, mas também cuidam das crianças durante o longo período do dia em que elas passam nesses locais. Conhecer os processos envolvidos na atenção à saúde das crianças e implantar um sistema de gestão específico para essa área pode contribuir para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos pela escola. Esse estudo teve como objetivo implantar um sistema de gestão da saúde na escola e avaliar o impacto desse sistema na satisfação dos pais das crianças usuárias de centros de educação infantil. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa do tipo survey para mapear os processos existentes, seguida de um estudo quase experimental para a avaliação do impacto da implantação do sistema na satisfação dos pais. Para essa implantação foi utilizado o modelo de gestão de processos (BPM) em suas fases de planejamento, modelagem, execução e controle e análise dos processos. Foram identificados três processos ligados à saúde na escola: promoção da saúde, atendimento às intercorrências e administração de medicação. Os pontos fracos desses processos foram analisados e formou-se o sistema de gestão proposto. Após a implantação do sistema de gestão, os responsáveis pelas crianças mostraram-se mais satisfeitos com a comunicação entre família e escola, passaram a valorizar mais as orientações sobre saúde prestadas e perceberam maior respeito pela saúde de seus filhos. A maior parte dos pais acredita ser importante a presença de um profissional de saúde na escola.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Sistema de gestão, Saúde escolar, Satisfação do usuário
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto