Responsabilidade Social como Elemento para Sustentabilidade, a Qualidade de Produtos e Serviços e a Qualidade de Vida
Anexos
Informações
Título
Responsabilidade Social como Elemento para Sustentabilidade, a Qualidade de Produtos e Serviços e a Qualidade de Vida
Autor(es)
Aline Rodrigues Sacomano
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
16/12/2010
Resumo (EN)
The present paper deals with the interface of Law, Ethics, Sustainability and Quality, where the main focus is Social Responsibility on corporations with Quality of life as the bigger picture. For that, beyond the theory base, we carried out literature and field researches in order to observe the influence of the factors mentioned above in the Quality of Products / Services, and consequently the relationship with Quality of life in society. Subjects such as sustainability, consumer law, ethics and social responsibility are gaining increasing importance in society, a fact that influences the production – market ratio directly. It is true that these concepts are inextricably linked, for instance the ABNT-NBR 16001, that establishes the minimum requirements for a social responsibility management system has, as its primary goal, the implementation of a policy that takes into account legal requirements, its ethical commitments and its concern with the promotion of citizenship, sustainable development and transparency of its activities. Such concepts are also widely associated with the production engineering, and certainly will lead to analysis and changes in organizational practices and activities of production services on factories. Thus, organizations must strategically consider such factors as part of their production in order to compete in the market and, above all, satisfy the customer, that are now more demanding of their rights on products and services. This issue is examined in this study allowance by research carried out in institutions related to ethics, social responsibility and the consumer, by the experts as well as through field research via questionnaire directed parallel to lawyers and other professionals.
Resumo
O presente trabalho trata da interface entre direito, ética, sustentabilidade e qualidade, tendo como foco principal a responsabilidade social dentro das organizações e, em um cenário maior, a qualidade de vida dos cidadãos. Para tanto, além do embasamento teórico, foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo com a finalidade de constatar a influência dos fatores acima mencionados na qualidade dos produtos/serviços, e, por consequência, a relação com a qualidade de vida da sociedade. Temas como sustentabilidade, direito do consumidor, ética e responsabilidade social estão ganhando importância cada vez maior dentro da sociedade, fato que influencia diretamente na relação produção–mercado. Tais conceitos estão intrinsecamente ligados entre si, tanto que a própria norma NBR 16001 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que estabelece os requisitos mínimos relativos a um sistema da gestão da responsabilidade social, traz, como primeiro objetivo, a implementação de uma política que leve em conta os requisitos legais, seus compromissos éticos e sua preocupação com a promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável e a transparência das suas atividades. Tais conceitos também estão extensamente ligados com a Engenharia de Produção, e certamente levarão a reflexões e mudanças nas práticas organizacionais e nas atividades de chão de fábrica de produção. Assim, as organizações devem estrategicamente considerar tais fatores no âmbito de sua produção, de modo a competir no mercado e, sobretudo, satisfazer o consumidor, atualmente mais exigente com relação aos seus direitos sobre produtos e serviços. Esta problemática é analisada no presente trabalho mediante o subsídio de pesquisas realizadas junto às instituições ligadas à ética, à responsabilidade social e à defesa do consumidor, junto a especialistas, bem como por meio de pesquisa de campo, via questionário, dirigida paralelamente a advogados e a outros profissionais liberais.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Qualidade, Ética, Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Qualidade de Vida
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto