(RE)QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO CURSO DE GESTÃO PORTUÁRIA
Anexos
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TC_WELLINGTON ALEIXO DA SILVA
Informações
Título
(RE)QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DO CURSO DE GESTÃO PORTUÁRIA
Título (EN)
RE)QUALIFICATION OF PROFESSIONALS: CHALLENGES AND OPPORTUNITIES IN THE PORT MANAGEMENT COURSE
Autor(es)
Wellington Aleixo da Silva
Orientador(es)
Prof. Dr. Giancarlo Medeiros Pereira
Data de Defesa
25/06/2025
Resumo (EN)
This thesis analyzes the challenges and opportunities faced by Higher Education Institutions (HEIs) in offering the Port Management course, considering both face-to-face and E-learning modalities within the context of the digital transformation affecting the port sector. Employing a qualitative and exploratory approach, the research combines a literature review, interviews with academic managers and students, and the application of questionnaires to both industry professionals and students. The methodology was further complemented by a SWOT analysis and the Analytic Hierarchy Process (AHP) method.The results reveal gaps between academic training and the technical and behavioral competencies demanded by the labor market, highlighting issues such as curriculum obsolescence, student dropout, and financial difficulties faced by learners. Port digitalization not only transforms operational processes but also necessitates a profound restructuring of the educational models adopted by HEIs.As a technical contribution, an e-book was developed containing guidelines for curriculum updating and the enhancement of pedagogical strategies in the Port Management course, aiming to mitigate the identified institutional threats. The research reinforces alignment with the Sustainable Development Goals (SDGs), particularly SDGs 1, 4, 8, and 10, by proposing strategies that promote social inclusion, employability, and sustainable development.Positioned within the field of Production Engineering, this investigation provides insights for improving educational policies, academic management, and teaching practices to more effectively respond to the ongoing transformations in the port labor market.
Resumo
Esta tese analisa os desafios e oportunidades enfrentados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) na oferta do curso de Gestão Portuária, considerando as modalidades presencial e E-learning e o contexto das exigências impostas pela transformação digital no setor portuário. Com abordagem qualitativa e exploratória, a pesquisa combina revisão bibliográfica, entrevistas com gestores acadêmicos e estudantes, além da aplicação de questionários com profissionais atuantes e discentes. Complementaram-se os procedimentos com a análise SWOT e o método Analytic Hierarchy Process (AHP). Os resultados evidenciam lacunas entre a formação acadêmica e as competências técnicas e comportamentais exigidas pelo mercado de trabalho, destacando-se questões como a defasagem curricular, a evasão discente e as dificuldades financeiras enfrentadas pelos estudantes. A digitalização dos portos não apenas transforma os processos operacionais, mas também impõe uma reestruturação nos modelos educacionais das IES. Como contribuição técnica, foi desenvolvido um e-book com diretrizes para a atualização curricular e aprimoramento das estratégias pedagógicas no curso de Gestão Portuária, visando mitigar ameaças institucionais identificadas. A pesquisa reforça a articulação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 1, 4, 8 e 10, ao propor estratégias que favoreçam a inclusão social, a empregabilidade e o desenvolvimento sustentável. Inserida na linha de Engenharia de Produção, esta investigação oferece subsídios para o aprimoramento de políticas educacionais, da gestão acadêmica e das práticas pedagógicas, visando atender de forma mais eficaz às transformações do mercado de trabalho portuário.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Requalificação Profissional; Gestão Portuária; Ensino Superior; E-learning; Capacidades Dinâmicas; Competências Técnicas e Comportamentais; Transformação Digital; Engenharia de Produção.
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Direito de Acesso
Acesso Aberto