Qualidade no Setor de Serviços dos Institutos de Beleza
Anexos
Informações
Título
Qualidade no Setor de Serviços dos Institutos de Beleza
Autor(es)
Namara Napolitano
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
25/08/2008
Resumo (EN)
This work analyses a specific type of service few found in technical literature, the Beauty Services, of which are discussed its quality aspects, considered of importance for the success of businesses in this field. The research was led in the sub-sector of the Beauty lnstitutes, which clearly represents the most common activity in the field, hiring a great number of employees. lt was verified its quality visions, its typification and its quality dimensions, besides its inclusion as a retail way. The research used the multiple case study methodology. Two types of questionnaires were applied to the sample institutes: an open one answered by its managers, looking for their vision upon quality aspects of the business, and a closed one, answered by the customers, to measure their evaluation of the offered services quality. The first questionnaire results show a generalized lack of knowledge on the quality principles and techniques, although there is a diffuse preoccupation with these aspects related to customer's satisfaction and improvement desire, and the second questionnaire results indicate a high satisfaction with the offered services quality, with the main aspects related to this fact being pointed in this work.
Resumo
Este trabalho busca analisar um tipo específico de serviço pouco tratado na literatura, os Serviços de Beleza, dos quais são discutidos aspectos referentes à qualidade, considerada importante fator de sucesso para os empreendimentos do setor. A pesquisa foi realizada no subsetor dos Institutos de Beleza, que congrega certamente a mais difundida das atividades do ramo e envolve um grande número de colaboradores, verificando as abordagens, a tipologia e dimensões da qualidade, além da discussão de sua inserção como forma de varejo. A investigação utilizou a metodologia de estudo de casos múltiplos, tendo sido aplicados dois tipos de questionário aos institutos que constituíram a amostra: um aberto, dirigido aos responsáveis, para avaliar a visão quanto aos aspectos de qualidade do negócio, e outro fechado, dirigido aos clientes, para captar a avaliação da qualidade dos serviços oferecidos. Os resultados do primeiro questionário apontam para a existência de um generalizado desconhecimento dos preceitos e técnicas da qualidade, embora haja, de forma difusa, uma preocupação com esse aspecto, contemplando a satisfação dos clientes e o desejo de aprimoramento. Os resultados do segundo questionário indicam uma satisfação bastante grande quanto à qualidade dos serviços oferecidos, tendo os principais aspectos a esse respeito sido abordados no presente trabalho.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Serviços de Beleza, Qualidade de Serviços, Satisfação dos Clientes, Melhoria Contínua, Auto-Estima
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Qualidade e Produtividade
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto