Prospecção do cenário da exportação de suco de laranja brasileiro utilizando análise de redes
Anexos
Informações
Título
Prospecção do cenário da exportação de suco de laranja brasileiro utilizando análise de redes
Autor(es)
Renato Marcio dos Santos
Orientador(es)
Irenilza de Alencar Nääs
Data de Defesa
01/07/2011
Resumo (EN)
This study analysis the supply chain of orange juice aiming to understand the scenario in which the interaction of actors who belong to this network of companies, and how they behaved in a time period (2005 to 2009). The used data were the production of orange juice during the export order. The following characteristics of the Brazilian orange juice were collected: influence of individual and collective actors in the chain, the effects of behavior and their relationship, strategies designed to minimize possible negative impacts for the entire network, the risk factors business and possible solutions to companies in the industry are taking to keep it competitive. The analysis was performed using the UCINET® software and the graphical interface NETDRAW®. An online questionnaire was used to check other indicators which contribute to maintaining the supply chain of orange juice balanced and productive. The results indicated that there was some variation in the flow of juice during the study period. lt was possible to identify the relationships between importers, exporters of orange juice and orange growers, increased during the period, growth in the volume consisting of juice exported, as well as the increase in financial flows. ln the questionnaire answers it was found that 59% of participants believe that trust is a relevant factor within the network and 28% believed that strategic alliances in some cases, while 24% supports the possibility of always having these alliances, and primarily responsible for these alliances are the orange growers, the processing industry and transporters of orange juice. lt still indicates that the government regulators might be complicating the marketing of this product.
Resumo
Este estudo analisa a cadeia de suprimentos do suco de laranja para entender a dependência dos atores que compõem esta rede de empresas e como eles se comportaram em um período temporal (2005 a 2009). Foram levantados os dados de produção de suco de laranja no período visando à exportação, bem como as seguintes características da cadeia de suco de laranja brasileira: influência individual e coletiva dos atores na cadeia, os efeitos resultantes do comportamento e do relacionamento deles, as estratégias elaboradas para minimizar possíveis impactos negativos para toda a rede, os fatores de risco do negócio e as prováveis soluções que as empresas do setor estão adotando para mantê-las competitivas. A análise foi elaborada utilizando-se o programa computacional UCINET® e a interface gráfica NETDRAW®. Foi usado um questionário on-line para verificar outros indicadores que contribuem para manter a cadeia de suprimentos do suco de laranja equilibrada e produtiva. Os resultados indicaram que houve certa variação do fluxo de suco no período estudado. Foi possível identificar que as relações entre importadores, exportadores de suco de laranja e produtores de laranja apresentaram crescimento durante o período, constando crescimento do volume de suco exportado, bem como o aumento nos fluxos financeiros. Nas respostas do questionário foi possível identificar que 59% dos participantes consideram que a confiança é um fator relevante dentro da rede e que 28% acreditam existir alianças estratégicas em alguns casos, enquanto que 24% defendem a possibilidade de sempre haver essas alianças, e que os principais responsáveis por essas alianças são os produtores de laranja, a indústria de processamento e os transportadores de suco de laranja, e que se apresentam ainda, como complicadores da comercialização desta cadeia, os órgãos fiscalizadores do governo.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Rede de Empresas, Cadeia de Suprimentos, Alianças Estratégicas, Produção de Suco de Laranja
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de empresas e cadeias produtivas - Redepro
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto