Proposta de protótipo para diagnóstico de risco de segurança em terminais de contêineres no porto de Santos
Anexos
Informações
Título
Proposta de protótipo para diagnóstico de risco de segurança em terminais de contêineres no porto de Santos
Autor(es)
Julio Cesar Raymundo
Orientador(es)
Prof. Dr. Oduvaldo Vendrametto
Data de Defesa
24/09/2020
Resumo (EN)
With the expansion of Brazilian ports in the 21st century and the significant increase in cargo handling in containers, the demand for storage and safe operations has increased. It became necessary to assess risk analysis to prevent accidents and safety issues to ensure the preservation of the parties involved in the export or import process. In the export and import operation, there are the actors of the process known as cargo agents, transporters, insurance, storage, terminal and the port operator who is the main one to carry out these operations. In the Port of Santos there are, in its history, approximately four accidents a year with environmental, social and economic losses that affect the networks of companies and the production chains. Often there are several occurrences of drug seizures, compromising not only the image of the port, the companies and the country itself. Due to accidents and the number of occurrences to increase the demand for containers, it is necessary to implement safety practices to combat, prevent and map vulnerabilities in a container terminal. This work presents a proposal in the form of a prototype in order to diagnose security risks and the possibility of mitigating and predicting possible occurrences at the port terminal. The methodology is exploratory, documentary and empirical, through consultations with specialists, offering results of the security risk analysis of the terminal, verified by the application of the prototype. The applied methodology is for proposing a model to consider the assets, threats and dangers, vulnerabilities and consequences in a container terminal.
Resumo
Com a expansão dos portos brasileiros no século XXI e o crescimento na movimentação de cargas em contêineres, aumentou a demanda por armazenagem e operações seguras. Tornou-se, então, necessária a avaliação de análise de risco para prevenção e segurança a fim de garantir a preservação das partes envolvidas no processo. Na operação de exportação e importação, existem os atores do processo conhecidos como agentes de carga, transportadores, seguradoras, armazéns, terminais e os operadores portuários, principal serviço para concretização dessas operações. No Porto de Santos há, em seu histórico, acidentes com prejuízos ambientais, sociais e econômicos afetaram as redes de empresas e as cadeias produtivas. Com frequência registram várias ocorrências de apreensões de drogas comprometendo a imagem do porto, das empresas e do próprio país. Em função dos acidentes ocorridos e do aumento no número de ocorrências devido ao aumento da demanda de contêineres, é necessário efetivar práticas de segurança para combater, prevenir e mapear as vulnerabilidades em um terminal de contêiner. Esta tese apresenta uma proposta na forma de protótipo com o objetivo de diagnosticar os riscos de segurança e a possibilidade de atenuar e prevenir possíveis ocorrências no terminal portuário de contêiner. A metodologia é exploratória, documental e empírica, por meio de consultas a especialistas, oferecendo resultados da análise de risco de segurança do terminal, verificado pela aplicação do protótipo. A metodologia com o uso do protótipo considera classificar e determinar o grau de risco sob os ativos, ameaças e perigos, vulnerabilidades e consequências em um terminal de contêiner no Porto de Santos. Com a aplicação desse protótipo é possível determinar a classificação e o grau de risco, facilitando a tomada de decisão e o cumprimento da legislação nacional e internacional. Realizar a identificação, análise e avaliação de risco em um terminal portuário de contêiner, utilizando o protótipo elaborado, permitirá uma padronização para o setor e auxiliará no plano de segurança do terminal e do porto.
O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
Tipo
Tese
Palavras-chave
Terminal de Contêiner; Risco; Segurança
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto