Produção de Moda Masculina – o Contexto na Cadeia Têxtil e Mercado
Anexos
Informações
Título
Produção de Moda Masculina - o Contexto na Cadeia Têxtil e Mercado
Autor(es)
Fábio Romito
Orientador(es)
José Benedito Sacomano
Data de Defesa
26/08/2008
Resumo (EN)
Given the growing importance of clothing in the economy of Brazil, the increase in importance of the men's clothing and little academic material related to the subject, this work tries to contextualise and report the main characteristics of men's fashion in the textile chain segment, defining men's fashion and positioning within the current market, describing the production processes, companies and their characteristics. It look set for important points of the current men's fashion in Brazil, such as its importance to the universe of Brazilian fashion, their representation in this universe, its market segmentation today, the products, the influences that changes in fashion carry on in products of men's clothing and who are the companies and how they work, seeking, within the universe of fashion, contextualise the men's fashion, its relative value, explaining their differences in relation to the universe of women's fashion. To achieve this goal, there was an exploratory study using the qualitative method through the study of multiple cases, using three separate cases, two shirt manufacturers and a male social clothes manufacturer. Toe analysis of theory allowed to identify various characteristics of enterprises of men's fashion, facing the above contexts, such as basic differences between male and female clothing, the influence of fashion trends in men's clothing, the types of materials used in production of men's clothes, the relationships of companies in the textile chain and characteristics of production processes. Toe case studies illustrated the theory, and enabled significant conclusions related to the complexity of the men's fashion industry, the importance of the system for production planning and control in these companies, the different systems of work, showing how the production of men's clothing is related of marketing and sales products, among other conclusions.
Resumo
Em razão da crescente importância do mercado de vestuário na economia do Brasil, do aumento de importância do segmento de vestuário masculino e do escasso material acadêmico relacionado ao tema, este trabalho buscou contextualizar e relatar as principais características da moda masculina no segmento da cadeia têxtil. Assim, procurou-se definir moda masculina e localizá-la no atual mercado, descrevendo os processos produtivos, as empresas e suas características e pontos importantes para o cenário atual da moda masculina no Brasil – tais como sua importância para o universo da moda brasileira, a sua representatividade nesse universo, sua segmentação nos dias de hoje, os produtos, as influências que as mudanças da moda exercem sobre os diversos produtos de vestuário masculino. Além disso, verificar como são e como trabalham as empresas que fabricam esses produtos, buscando, dentro do universo da moda, contextualizar a moda masculina, seu valor relativo, explicitando suas diferenças em relação ao universo da moda feminina. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, por meio do estudo de múltiplos casos – três casos distintos: duas empresas fabricantes de camisas e uma empresa de roupa social masculina. A análise do referencial teórico permitiu identificar diversas particularidades das empresas de moda masculina, como as diferenças básicas entre vestuário masculino e feminino, a influência das tendências de moda no vestuário masculino, os tipos de materiais utilizados na produção dos artigos, os relacionamentos das empresas na cadeia têxtil e as características dos processos produtivos. O estudo de casos relatados ilustrou o referencial teórico, bem como permitiu importantes constatações relacionadas à complexidade das empresas de moda masculina, a importância do sistema de planejamento e controle de produção nessas empresas, os distintos sistemas de trabalho, mostrando o quanto a produção de roupa masculina está ligada à forma de comercialização dos produtos, entre outras conclusões.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Vestuário, Moda Masculina, Cadeia Têxtil
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
O caráter evolucionário do planejamento e controle da produção e as novas formas de organização do trabalho
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto