Processo de Formulação da Estratégia Competitiva em Desenvolvimento Ambiental Sustentável
Anexos
Informações
Título
Processo de Formulação da Estratégia Competitiva em Desenvolvimento Ambiental Sustentável
Autor(es)
Walter Cardoso Sátyro
Orientador(es)
José Benedito Sacomano
Data de Defesa
12/12/2017
Resumo (EN)
Much research has been done on competitive strategy, but few are the studies that pre-sent a model to guide its formulation. The objective of this work is to present a process model for the formulation of the competitive strategy, that is, business strategy and operations strat-egy, so that industrial companies, which use as competitive differential their image associated to sustainable environmental development, can achieve their objectives. This model was de-veloped based on literature review and on the strategy model of the Competition Fields and Weapons strategy – CAC (in Portuguese) -, for being quantitative and qualitative and well structured, making it possible to add principles of sustainable environmental development to the model. A documentary research was conducted as a research strategy, and qualitative and quantitative methodology was used in a sample of ten industrial companies in Brazil, listed in the Corporate Sustainability Index (ISE) of the junction of BM&F Bovespa and Cetip, called B3 (Brazil, Stock, Counter), for using as competitive differential their image associated to sustainable environmental development, with the purpose of investigating whether they used the internal and external factors of the company, identified as relevant in this work, to analyze the respective competitive contexts of the business strategy. The research pointed out that several factors, identified here, were considered by these companies, but none used all the factors pointed out in this research. As an extension of the model relating Production Planning and Control (PPC) to operations networks and business and operations strategies, the role of PPC was investigated as an instrument for diffusion of the operations strategy on the shop floor, and it was concluded that PPC, when well oriented, can be an important ally of opera-tions managers for the diffusion of operations strategy on the shop floor. The scientific con-tribution was the proposition of a model in order to guide the process of formulating the com-petitive strategy, in a structured way for industrial companies, which use as competitive dif-ferential their image associated with sustainable environmental development. The practical contribution was to provide guidance to leaders, executives, entrepreneurs, and all those who have the responsibility for formulating the competitive business strategy in this complex task.
Resumo
Muito se tem estudado sobre estratégia competitiva, contudo, reduzidos são os trabalhos que apresentam um modelo para orientar a sua formulação. O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo de processo de formulação da estratégia competitiva, ou seja, estratégia de negócios e estratégia de operações, para que empresas industriais, que usam como diferencial competitivo a sua imagem associada ao desenvolvimento ambiental sustentável possam alcançar seus objetivos. Este modelo foi desenvolvido baseado em pesquisa bibliográfica e no modelo de estratégia Campos e Armas da Competição – CAC -, por ser qualitativo e quantitativo e bem estruturado, possibilitando adicionar princípios de desenvolvimento ambiental sustentável. Foi realizada pesquisa documental como estratégia de pesquisa, quando se usou metodologia qualitativa e quantitativa, em amostra de dez empresas industriais no Brasil, listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE da junção da BM&F Bovespa e da Cetip, denominado B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) por usarem como diferencial competitivo a sua imagem associada ao desenvolvimento ambiental sustentável, com o fim de pesquisar se as mesmas utilizaram os fatores do ambiente interno e externo à empresa, identificados como relevantes neste trabalho, para analisar os respectivos contextos competitivos da estratégia de negócios. A pesquisa apontou que vários fatores aqui identificados foram considerados por estas empresas, porém nenhuma utilizou todos os fatores apontados nesta pesquisa. Como extensão de modelo relacionando o Planejamento e Controle da Produção – PCP, às redes de operações, e estratégias de negócios e operações, pesquisou-se o papel do PCP como instrumento de difusão da estratégia de operações no chão de fábrica, concluindo-se que o PCP, quando bem orientado, pode ser importante aliado dos gestores de operações para a difusão da estratégia de operações no chão de fábrica. A contribuição científica foi a proposição de um modelo de maneira a guiar o processo de formulação da estratégia competitiva, de forma estruturada para empresas industriais que usam como diferencial competitivo a sua imagem associada ao desenvolvimento ambiental sustentável. A contribuição prática foi a de fornecer uma orientação aos líderes, executivos, empreendedores, e todos os que têm a responsabilidade da formulação da estratégia competitiva empresarial nesta complexa tarefa.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Estratégia. Formulação. Desenvolvimento Sustentável. Modelo
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
O Caráter Evolucionário do Planejamento e Controle da Produção e as Novas Formas de Organização do Trabalho
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto