Panorama das exportações do milho brasileiro via Porto de Santos/SP: um estudo em um terminal logístico de grãos
Anexos
Informações
Título
Panorama das exportações do milho brasileiro via Porto de Santos/SP: um estudo em um terminal logístico de grãos
Autor(es)
Aguinaldo Eduardo de Souza
Orientador(es)
João Gilberto Mendes dos Reis
Data de Defesa
18/12/2018
Resumo (EN)
Brazil is one of the world’s leading producers and exporters of agricultural commodities. The corn crop, in turn, has contributed to the importance of agribusiness in the national economy, since cereal is the second most cultivated and exported grain in Brazil. In the world ranking, in 2017, Brazil was the third largest producer of maize and the second largest exporter. Despite significant increases in productivity in the cultivation of grain over the last 41 years, at the time of its disposal, there are operational obstacles and a logistics that are still deficient in Brazilian ports. In this context, the objective of this work was to investigate Brazilian corn exports and analyze the capacity of the Port of Santos to dispose of maize based on a logistics terminal. For this, as a methodology, a descriptive, exploratory and quantitative approach was used, besides applying a simulation model with the purpose of dimensioning the operational capacity of the port. The observed results showed a panorama of continuous growth in the national production. In addition, the simulation pointed out eventual bottlenecks in the logistic terminal operation, in case the demand for grain exports increases.
Resumo
O Brasil é um dos principais líderes mundiais na produção e exportação de commodities agrícolas. A cultura do milho tem contribuído para o destaque do agronegócio na economia nacional, visto que o cereal é segundo grão mais cultivado e exportado pelo Brasil. No ranking mundial, no ano de 2017, o Brasil ocupou a terceira posição de maior produtor de milho e o segundo maior exportador. O aumento de produtividade no cultivo do grão, ao longo dos últimos 41 anos, no momento do seu escoamento, observam-se entraves operacionais e uma logística deficitária nos portos brasileiros. O objetivo deste trabalho consistiu em investigar as exportações do milho brasileiro e analisar a capacidade do porto de Santos de escoar o milho com base em um terminal logístico. Como metodologia, utilizou-se a abordagem descritiva, exploratória e quantitativa, além de aplicar um modelo de simulação com vistas a dimensionar a capacidade operacional do porto. Os resultados observados apresentaram um panorama de contínuo crescimento na produção nacional. A simulação apontou eventuais gargalos na operação no terminal logístico, caso se concretize o aumento da demanda das exportações do milho.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Milho, Agronegócio, Exportação, Logística, Portos
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
RESUP – Grupo de Pesquisa em Redes de Suprimentos
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto