O PERFIL DO CONSUMIDOR E O VESTUÁRIO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO DE PIRIPIRI, PIAUÍ
Documento
Informações
Título
O PERFIL DO CONSUMIDOR E O VESTUÁRIO SUSTENTÁVEL NA REGIÃO DE PIRIPIRI, PIAUÍ
Título (EN)
The Consumer Profile and Sustainable Clothing in the Piripiri Region, Piauí.
Autor(es)
Rimena Canuto Oliveira
Orientador(es)
Profa. Dra. Irenilza de Alencar Nääs
Data de Defesa
30/04/2024
Resumo (EN)
This research aims to contribute to the understanding of Brazilian fashion consumer behavior. The research question is how consumers choose and dispose of their clothes, and what is considered when purchasing? Moreover, it is not viable to implement the circular economy in the production process of this industry. In the methodology, a questionnaire was carried out in the Piripiri, Piauí region for both the consumer and the producer, SWOT and AHP analysis. A multi-method approach was used to analyze the initial attributes, applying descriptive statistics, cluster analysis, and data mining. This survey obtained valuable responses from participants grouped into four groups. Age and annual income were most critical in determining clusters. Furthermore, implementing the circular economy in the clothing production process is feasible. It addresses concepts and reflections on the relationship between clothing, the circular economy, eco-fashion, and consumption characteristics, emphasizing consumer aspects. This assessment of consumer behavior concerning sustainability and fashion presents essential knowledge to understand the relationships between variables that affect the purchase and disposal of clothing.
Resumo
Esta pesquisa visa contribuir para a compreensão do comportamento do consumidor de moda brasileiro. A questão de pesquisa é baseada da seguinte forma: Como os consumidores escolhem e descartam suas roupas e o que é levado em consideração na compra? E se é viável a implementação da economia circular no processo produtivo dessa indústria. Na metodologia foi feito um questionário, na região de Piripiri, Piauí, tanto para o consumidor, quanto para o produtor,análise SWOT e AHP. Uma abordagem multimétodo foi utilizada para analisar os atributos iniciais, aplicando estatística descritiva, análise de cluster e mineração de dados. Esta pesquisa obteve respostas valiosas dos participantes agrupados em quatro grupos. A idade e a renda anual foram mais críticas na determinação dos clusters, e também a viabilidade da implementação da economia circular no processo produtivo do vestuário. Aborda sobre conceitos e reflexões acerca da relação entre a confecção, a economia circular, o ecofashion e as características do consumo, com ênfase nos aspectos do consumidor .Esta avaliação do comportamento do consumidor em relação à sustentabilidade e à moda apresenta conhecimentos essenciais para compreender as relações entre as variáveis que afetam a compra e o descarte de roupas.
Tipo
Tese
Palavras-chave
iconsumo; sustentabilidade; economia circular.
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção e Meio Ambiente
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
À bolsa de estudos concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de financiamento 001.
Direito de Acesso
Acesso Aberto