O impacto das tecnologias de informação sobre o corpo discente de instituições de ensino superior
Anexos
Informações
Título
O impacto das tecnologias de informação sobre o corpo discente de instituições de ensino superior
Autor(es)
Mara Cynthia Ferreira de Carvalho
Orientador(es)
Ivan Pérsio de Arruda Campos
Data de Defesa
01/07/2011
Resumo (EN)
The present work advocates a change of educational paradigm in what regards the ways of deployment of digital technologies at the Upper Education lnstitutions (Instituições de Ensino Superior - IES), aiming at the preparation of a resourceful and competent new generation for successful careers in a labor market which does not quite yet understand them, the so-called Y Generation. The ways in which the newer generations, also known as the Digital Generations, interact with contemporary technology, in their own time and ways, just cannot be overlooked by the Universities anymore. The greater part of the instructors at contemporary universities are Digital lmmigrants, while their students are Digital Natives, and hence, have different attitudes to the same technologies, albeit both strive to interact as best as they can, mediated by their own understandings of technology. From this situation, a very proficuous relationship may develop between those two agents, provided that the instructors attain the expertise necessary to use effectively the new technologies, and hence attract more interest and participation of these students, which are the main subject of the present work. Of course, the universities must support with suitable technology, both students and instructors, renovating the educational environment, in order to be able to provide a novel way of teaching. The present work explores not only the above mentioned new technologies, as applied to teaching, but also the arrival, needs and anxieties of the Y Generation. lt explores also the history of education, which contextualizes the issues addressed here. Studies the emergence of technologies and their applications in universities. With the intention to investigate the educational needs of the digital generation, both in the classroom and in distance learning, held field research with college students of Generation X and Y, from universities, courses and different cycles. The results of this research present a real need for a paradigm shift, because it requires only the inclusion of technology in universities. Customization is required not only from classroom teaching to the distance learning, so that we can meet the educational needs of Generation Y.
Resumo
Este estudo propõe uma mudança de paradigmas na educação em relação à necessidade da utilização de tecnologias nas Instituições de Ensino Superior (IES). Tem como foco principal a preparação de uma geração muito habilidosa e competente – Geração Y - para um mercado de trabalho ainda despreparado para absorvê-la. A forma como as novas gerações, hoje chamadas gerações digitais, interagem com as tecnologias não pode mais ser desprezada pelas universidades. A grande maioria dos professores universitários é imigrante digital, ao passo que os alunos são nativos digitais, portanto, parece claro que gerações diferentes reconheçam a tecnologia de maneira diferente, embora docente e discente se esforcem para interagir da melhor maneira possível. Pode haver um relacionamento muito produtivo entre os dois, desde que o professor se qualifique para poder utilizar as novas tecnologias e, assim, obter maior interesse e participação daquela que se constitui no objeto principal do presente estudo. Cabe ainda à universidade o apoio tecnológico ao professor e ao aluno, no que se refere a equipamentos e adequação de salas de aula para que se possa proporcionar um novo estilo de ensino. O embasamento teórico deste estudo está não só nas novas tecnologias aplicadas ao ensino, como no desenvolvimento, necessidades e ansiedades da Geração Y. Explora-se, ainda, a história da educação, que contextualiza a problemática aqui abordada. Estuda-se o surgimento de tecnologias e suas aplicações nas universidades. Com a intenção de investigar as necessidades educacionais das gerações digitais, tanto no ensino presencial como no ensino a distância (EaD), realizou-se pesquisa de campo com alunos universitários das Gerações X e Y, oriundos de universidades, cursos e ciclos diferentes. Os resultados dessa investigação apresentam real necessidade de mudança de paradigmas, pois não basta apenas a inclusão das tecnologias nas universidades. É necessária a customização não só do ensino presencial como do EaD, para que se possa atender às necessidades educacionais da Geração Y.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Geração Y, Tecnologia, Educação, Qualidade, Efetividade
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto