O DESIGN THINKING COMO UMA ABORDAGEM COLABORATIVA PARA A PRÁTICA DE HABILIDADES NA CRIAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES NO ENSINO SUPERIOR
Documento
Informações
Título
O DESIGN THINKING COMO UMA ABORDAGEM COLABORATIVA PARA A PRÁTICA DE HABILIDADES NA CRIAÇÃO DE PROJETOS INOVADORES NO ENSINO SUPERIOR
Título (EN)
Design Thinking as a collaborative approach to practicing skills in creating innovative projects in higher education.
Autor(es)
Adriana Monaco Nunes
Orientador(es)
Rodrigo Franco Gonçalves
Data de Defesa
27/06/2024
Resumo (EN)
Higher education is one of the key factors in cultivating the capability to provide future professionals with skills to meet the demands of the 21st century, driven by the era of technological innovation. This scenario poses an important challenge to the educational sector to rethink new academic structures, challenging institutions to reposition themselves with new approaches, new types of teaching and learning spaces that follow methodologies and processes to develop skills and capacitate the students to absorb practical knowledge that meets the needs of today's world. In this context, this dissertation aims to analyze how the practice of Design Thinking can promote the exchange of skills in the creation of academic projects developed in the university environment. Firstly, the research uses a literature review to create a theoretical-conceptual model of an exploratory nature of the Design Thinking methodology, identifying the skills expressed from its practice. In addition to theoretical research, the study carried out with higher education teachers aims to identify which skills are explored with the practice of Design Thinking in the creation of practical projects developed during graduation. The dissertation also includes research carried out at the innovation center of a public university in the state of São Paulo with the aim of proposing as future work the practice of Design Thinking in innovation spaces and its contribution to promoting innovation and entrepreneurship in the creation of projects developed by students. As a result, the study contributes to the identification of skills promoted by the practice of Design Thinking in the creation of innovative projects in higher education. In conclusion, it is identified how the methodological structure of Design Thinking applied in the university context can make innovation more practicable and implementable in carrying out projects that favor student participation in practical experiences that connect skills through doing, experimenting, designing and creating innovative solutions to today's world challenges.
Resumo
A educação superior é um dos fatores-chave para cultivar a capacidade de fornecer futuros profissionais com habilidades para atenderem as demandas do século XXI, impulsionadas pela era da inovação tecnológica. Este cenário coloca um importante desafio ao setor educacional para repensar novas estruturas acadêmicas, desafiando as instituições a se reposicionarem com novas abordagens, novos tipos de espaços de ensino e aprendizagem que acompanhem metodologias e processos para desenvolver habilidades e capacitar os estudantes a absorverem o conhecimento prático que atenda às necessidades do mundo atual. Nesse contexto, esta dissertação tem por objetivo analisar como a prática do Design Thinking pode promover o intercâmbio de habilidades na criação de projetos acadêmicos desenvolvidos no ambiente universitário. Primeiramente, a pesquisa utiliza a revisão da literatura para criar um modelo teórico-conceitual de natureza exploratória da metodologia do Design Thinking, identificando as habilidades expressadas a partir de sua prática. Soma-se à pesquisa teórica o estudo realizado com docentes do ensino superior visando identificar quais habilidades são exploradas com a prática do Design Thinking na criação de projetos práticos desenvolvidos na graduação. A dissertação também inclui uma pesquisa realizada no centro de inovação de uma universidade pública do estado de São Paulo com o objetivo de propor como trabalho futuro a prática do Design Thinking em espaços de inovação e sua contribuição para a promoção da inovação e do empreendedorismo na criação de projetos desenvolvidos por estudantes. Como resultado, o estudo contribui com a identificação de habilidades promovidas pela prática de Design Thinking na criação de projetos inovadores no ensino superior. Em conclusão, identifica-se como a estrutura metodológica do Design Thinking aplicada no contexto universitário pode tornar a inovação mais praticável e implementável na realização de projetos que favorecem a participação dos estudantes em experiências práticas que conectam habilidades através do fazer, experimentar, projetar e criar soluções inovadoras para os desafios do mundo atual.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Design Thinking; Habilidades; Inovação
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Universidade Paulista - UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto