O desenvolvimento de jogos digitais utilizando a Abordagem Canvas com a Metodologia Ágil Scrum
Anexos
Informações
Título
O desenvolvimento de jogos digitais utilizando a Abordagem Canvas com a Metodologia Ágil Scrum
Autor(es)
Irapuan Gloria Junior
Orientador(es)
Rodrigo Franco Gonçalves
Data de Defesa
28/01/2019
Resumo (EN)
Digital games are part of everyday life for many people as a distraction or learning tool and represent a growing market with billing projections for 2018 in excess of $100 billion. The development of a digital game usually contemplates a multidisciplinary team, immersed in an environment of constant changes, with immediate deliveries and with little time of development of the final product. Approach Canvas and Agile Methodologies promise to assist this type situation. The Research Question of this work is: "How can the Canvas Approach and the Agile Scrum Methodology help in the development of Digital Games?". It has as specific objectives to identify the fundamental elements for the development of Digital Games and develop and apply a Canvas using the Agile Scrum Methodology for the development of a Digital Game. The research has a qualitative nature and used the methodology Design Science Research for the creation of a Canvas destined to the development of a digital game. The results were a list of the essential elements for the definition of a digital game and the creation of a Canvas called Canvas Scrum Game with the fusion of the concepts of the Canvas Approach and Agile Scrum Methodology for the development of digital games. The contribution to the practice is in the use of the resulting product of this thesis in companies of development of digital games to be able to be more competitive and in the aid to the teachers in the classes and projects of development of digital games in public and private educational institutions. The contribution to the theory is to foster research on the use of Agile Methodologies and the Canvas Approach.
Resumo
Os jogos digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas como uma forma de distração ou ferramenta de aprendizagem e representam um mercado em crescimento com projeção de faturamento superior a US$100 bilhões em 2018. O desenvolvimento de um jogo digital normalmente contempla uma equipe multidisciplinar, imerso em um ambiente de constantes mudanças, com entregas imediatas e com pouco tempo de aperfeiçoamento do produto final. Abordagem Canvas e Metodologias Ágeis prometem auxiliar esse tipo situação. A questão de pesquisa desse trabalho é: "Como a Abordagem Canvas e a Metodologia Ágil Scrum podem auxiliar no desenvolvimento de Jogos Digitais?". Possui como objetivos específicos identificar os elementos fundamentais para o desenvolvimento de Jogos Digitais e desenvolver e aplicar um Canvas com o uso da Metodologia Ágil Scrum para o desenvolvimento de um Jogo Digital. A pesquisa possui natureza qualitativa e utilizou a metodologia Design Science Research para a criação de um Canvas destinado ao desenvolvimento de um jogo digital. Os resultados foram uma lista dos elementos essenciais para a definição de um jogo digital e a criação de um Canvas denominado Canvas Scrum Game com a fusão dos conceitos da Abordam Canvas e Metodologia Ágil Scrum para o desenvolvimento de jogos digitais. A contribuição para a prática está na utilização do produto resultante desta tese em empresas de desenvolvimento de jogos digitais para poderem ser mais competitivas e no auxílio aos docentes nas aulas e projetos de desenvolvimento de jogos digitais em instituições de ensino públicas e particulares. A contribuição para a teoria está em fomentar pesquisas ao uso de Metodologias Ágeis e da Abordagem Canvas
Tipo
Tese
Palavras-chave
Metodologias Ágeis, SCRUM, Abordagem Canvas, Jogos Digitais, Canvas Scrum Game, GDD
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto