O Comportamento do Consumidor como Estratégia para o Projeto de Produto de Moda
Anexos
Informações
Título
O Comportamento do Consumidor como Estratégia para o Projeto de Produto de Moda
Autor(es)
Emerson Otsuka
Orientador(es)
José Benedito Sacomano
Data de Defesa
15/12/2008
Resumo (EN)
This study makes a reference survey on consumer behavior, Product Design, Product Design of Fashion, in order to explain how consumer behavior affects the design of a fashion product. The clothing industry extends from products that may be considered commodities (or tending to), manufactured on a large scale and with wide distribution, as well as products of fashion, providing a wide variety and differentiation, with low volumes of production per item, cycles of life rather short, an extensive variety of types and working relations in production processes. A special methodology was developed with a view to the peculiarities of the segment, very sensitive to frequent changes and social marketing of fashion and the fierce competition that characterizes. We find that competing products of fashion have a period of high demand resulting from the releases of collections and should be in stores for composing a mix of products that meet the look desired by the market that is constantly changing. These features require a constant update of industries from manufacturing to clothes of fashion to establish a relationship of desire among consumers for brands.
Resumo
O presente trabalho faz um levantamento bibliográfico para explicar como o comportamento do consumidor influencia o projeto de produto de moda.
A indústria do vestuário compreende desde produtos que podem ser considerados commodities (ou tendendo a), fabricados em grande escala e com ampla distribuição, bem como produtos de moda, que apresentam uma ampla variedade e diferenciação, com reduzidos volumes de produção por artigo, ciclos de vida bastante curtos e uma extensa multiplicidade de tipos e de relações de trabalho nos processos produtivos.
Foi desenvolvida uma metodologia especial com vistas às peculiaridades do segmento, muito sensível às frequentes alterações mercadológicas e sociais da moda e à concorrência acirrada que o caracteriza.
As empresas de produtos de moda possuem um período de grande demanda que resulta dos lançamentos de coleções que devem estar nas lojas para compor um mix de produtos para o visual desejado pelo mercado e está em constante mutação. Tais características demandam uma atualização constante das indústrias de manufatura de vestuário de moda para estabelecer uma relação de desejo entre os consumidores das marcas.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Tendência, Consumo, Cadeia Têxtil
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto