Modelo de gerenciamento do atendimento a alunos nas instituições de ensino superior: um estudo de caso
Anexos
Informações
Título
Modelo de gerenciamento do atendimento a alunos nas instituições de ensino superior: um estudo de caso
Autor(es)
Ruy Guérios
Orientador(es)
Ivanir Costa
Data de Defesa
28/11/2011
Resumo (EN)
The segment of private higher education in Brazil has grown dramatically, from 1990 to today. The competitiveness in the sector is very strong, especially with the addition of Universities in the stock market, making its expansion through the acquisition of HEI, higher education institutions, and declaring a price war aimed at domination of the higher education market in Brazil. Therefore HEls are seeking solutions that involve the use of educational technologies such as DL, distance learning, to differentiate themselves in the market and increasing the use of information technologies applied to their management, to professionalize, reducing costs and improving its management. This work presents a case study of developing a student service management model in HEls in order to mitigate the high dropout rates in the education sector. To accomplish this, some steps were followed: a survey of bibliographic research of the scenarios of present and future of higher education in Brazil and abroad in order to identify relevant key factors to improve the customers relationship management at Student services 's HEls. And the toais of IT-information technology, applied to the administrative management of student services, such as SNA - Social network analysis, BPMN - Business process modeling and CRMcustomer relationship management, used in the survey of process and model in the HEI study. The results obtained in the study of the service network of HEI show: the attribute density of the network can be used as an indicator of overall performance, allowing analysis and studies for improving network services; the use of BPMN to model the process now allows a more detailed knowledge of the process, enhancing the relationship of responsibility between the various sectors involved and a greater integration of the work team, to propose improvements on the tripod People -Process - IT and Systems, aimed at presenting and modeling of a new process of student services that can best be implemented and managed.
Resumo
O segmento de Ensino Superior privado no Brasil tem crescido vertiginosamente, de 1990 até hoje. A competitividade no setor está muito acentuada, principalmente com a entrada dos grandes grupos educacionais no mercado de ações a partir de 2006. Estes operam a sua expansão por meio da aquisição de Instituições de Ensino Superior (IES) e impõem disputa de preços no segmento, voltada à dominação do mercado de Ensino Superior no País. Por este motivo, as IES estão buscando soluções que envolvem o uso de tecnologias educacionais como a do EAD (Ensino a Distância) para se diferenciarem no mercado, e também a utilização de Tecnologias de Informação (TI) aplicadas na sua gestão, para se profissionalizarem, reduzindo seus custos e melhorando seu gerenciamento. Este trabalho apresenta um estudo de caso de desenvolvimento de modelo de gerenciamento do processo de atendimento ao aluno em IES, de modo a mitigar as altas taxas de evasão do setor. Para a sua realização, alguns passos foram seguidos: a partir do referencial teórico e revisão bibliográfica, identificaram-se os cenários atuais e futuros da educação superior no Brasil e no mundo, de modo a levantar os principais fatores relevantes no processo de gestão do relacionamento com os alunos clientes das IES. Outro passo foi o estudo das ferramentas de TI e de gestão atuais, possíveis de serem aplicadas à gestão dos atendimentos administrativos aos alunos. Entre muitas se estudou: a SNA (Análise das Redes Sociais), a BPMN (Modelagem de Processos de Negócio) e a CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente), para utilizá-las no levantamento do processo e do modelo de atendimento na IES foco do estudo. Os resultados obtidos, no estudo da rede de atendimento da IES, demonstram: que o atributo densidade da rede pode ser utilizado como um indicador de desempenho geral, permitindo análises de desempenho e estudos de melhoria dos serviços da rede; que a utilização de BPMN para modelar o processo atual permite um conhecimento mais detalhado do processo de atendimento, promovendo um aprimoramento da relação de responsabilidade pelo atendimento entre os responsáveis pelos vários setores envolvidos e uma maior integração da equipe de trabalho composta pelos atores da rede, para propor melhorias no trinômio Pessoas - Processos - TI e Sistemas, com o objetivo de apresentar e modelar um novo processo de atendimento que possa ser implantado e melhor gerenciado.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Atendimento ao aluno, Análise de redes sociais, Ensino Superior
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Processos, métodos e ferramentas de TI aplicados à Engenharia de Produção
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto