Modelo de Avaliação da Sustentabilidade de Estudantes: Pegada Ecológica-Felicidade-Desempenho Acadêmico
Documento
Anexos
Informações
Título
Modelo de Avaliação da Sustentabilidade de Estudantes: Pegada Ecológica-Felicidade-Desempenho Acadêmico
Autor(es)
Marcos José Alves Pinto Junior
Orientador(es)
Biagio Fernando Giannetti
Data de Defesa
05/02/2021
Resumo
São evidentes as dificuldades que universidades enfrentam em contribuir para o desenvolvimento sustentável de forma concreta. Porém, as universidades são ambientes de grande influência na sociedade, devido à formação de futuros líderes, empreendedores e tomadores de decisão. O conceito de Universidade Sustentável pode contribuir para uma sustentabilidade em maior escala a longo prazo. Por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática foram identificados trabalhos sobre Universidades Sustentáveis que avaliam as universidades com aspectos semelhantes, sendo a infraestrutura, o sistema didático-pedagógico e o estudante por um indicador ambiental. O principal objetivo de uma universidade é a formação dos estudantes. A sustentabilidade de uma universidade poderia ser mais bem direcionada aos estudantes, já que são eles que desempenharão funções importantes dentro da sociedade e são a razão de existência da instituição. Os trabalhos que colocam os estudantes como foco aplicam normalmente uma métrica ambiental deixando um modelo de avaliação incompleto. O objetivo deste trabalho foi propor um modelo de avaliação da sustentabilidade de estudantes, considerando aspectos de Pegada Ecológica, felicidade e desempenho acadêmico. Estes indicadores compõem o modelo de sustentabilidade Input-State-Output. A Pegada Ecológica é medida pelo consumo de carne, peixe, vegetais, frutas, leite e derivados, papel, energia elétrica, transporte e área construída. A felicidade tem um questionário próprio, elaborado a partir de outros já consolidados pela literatura como, Gallup World Poll, Gross National Happiness Index Survey-Happiness Alliance e Santa Monica Wellbeing Survey. O desempenho acadêmico é avaliado pela nota média dos alunos. Como cada indicador tem seu objetivo, oito cenários podem ser classificados para os estilos de vida de estudantes. O modelo foi aplicado de forma completa por uma amostra de estudantes brasileiros. Também foram coletados dados de estudantes de cinco países: China, Estados Unidos, Itália, México e Peru, sendo comparados aos resultados dos estudantes brasileiros. Estudantes brasileiros requerem mais de um planeta para suportar seu estilo de vida, são considerados felizes e com bom desempenho. Com estas características foram classificados como estudantes ambientalmente distraídos, sendo os estadunidenses e peruanos com mesmas características do modelo de sustentabilidade. Felicidade e Pegada Ecológica não foram evidenciadas níveis de dependência, porém o desempenho em função da felicidade apresentou dependência com o teste de qui-quadrado para os brasileiros. O grupo de estudantes brasileiros de Ciências tem maiores chances de encontrar um estudante feliz e sustentável. Nos grupos dos estudantes peruanos de Ciências e no de Ciências Sociais, Negócios e Direito dos estadunidenses têm maiores chances de encontrar estudantes felizes e com bom desempenho. Estas informações podem contribuir para melhor direcionamento de decisões institucionais.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Universidades Sustentáveis, pegada ecológica, Felicidade, desempenho.
Publicado em
PINTO JUNIOR, M. J. A. Modelo de Avaliação da Sustentabilidade de Estudantes: Pegada Ecológica-Felicidade-Desempenho Acadêmico. 2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/86902/MARCOS-JOSE-ALVES-PINTO-JR.pdf Acesso em: xx/xx/xx
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Avanços em Produção Mais Limpa e Economia Circular
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Produção e Meio Ambiente
Instituição
UNIP
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Direito de Acesso
Acesso Aberto