Mineração de dados educacionais para a gestão de cursos massivos
Anexos
Informações
Título
Mineração de dados educacionais para a gestão de cursos massivos
Autor(es)
Luis Naito Mendes Bezerra
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Data de Defesa
27/06/2017
Resumo (EN)
In relation to traditional distance learning courses, as also MOOCs (Massive Open Online Courses), the Learning Management System (LMS) show a significant volume of data regarding navigation, participation and progress of students, enabling the carrying out of several different analyses related to the standard, or set of standards, of behaviour among this group. The analysis of this significant volume of data is not feasible without the aid of appropriate computer resources, and here it is essential that tools be made available to help the managers of such courses in their tasks of analysing and interpreting this data, and also in establishing relationships between the items of data, so that it may be possible to draw up and define strategies for action in each domain of application. The core purpose of this thesis is that of describing and analysing the contributions and also the limitations of the application of educational data mining (EDM) methods to identify new and relevant knowledge about the standard, or set of standards, of behaviour among students in massive courses. The managers no longer take decisions in a subjective and empirical way because, based on the standards that have been discovered, it would be possible to generate useful knowledge to help with decision making, seeking to reduce the dropout rate and also to improve the teaching-learning process. In methodological terms, this is an applied research study in which the main procedure used is that of research-action. The application of EDM algorithms, specifically decision trees and clustering, make it possible to discover relevant standards of behaviour for the management of massive courses, such as the kind of attribute that has made the most significant contribution towards the students’ passes, and also the patterns of behaviour for groups of students that have failed, elements that can be very useful indeed, so that the tutorship team may address, with greater attention, those very students that most need help throughout the course.
Resumo
Em relação aos cursos tradicionais ministrados a distância, assim como nos MOOCs (Massive Open On-lineCourse), os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) ou Learning Management System (LMS) registram uma quantidade significativa de dados de navegação, participação e progresso dos alunos, possibilitando que sejam feitas diversas análises relacionadas ao padrão ou conjunto de padrões de comportamento dos mesmos. A análise desse grande volume de dados é inviável sem o auxílio de recursos computacionais adequados, sendo fundamental a disponibilização de ferramentas que auxiliem os gestores desses cursos na tarefa de analisar, interpretar e relacionar esses dados, para que se possam elaborar e definir estratégias de ação em cada domínio de aplicação. Esta tese tem como objetivo central descrever e analisar as contribuições e limitações da aplicação de métodos de mineração de dados educacionais para identificar conhecimentos novos e relevantes a respeito do padrão ou conjunto de padrões de comportamentos dos alunos em cursos massivos. Os gestores deixariam de tomar decisões de forma empírica e subjetiva, pois a partir dos padrões descobertos, seria possível gerar conhecimento útil para a tomada de decisão, visando à diminuição das taxas de evasão e à melhora do processo de ensino e aprendizagem. Em termos metodológicos, é uma pesquisa aplicada, em que o principal procedimento utilizado é o da pesquisa-ação. A aplicação dos algoritmos de MDE, especificamente, árvore de decisão (decision tree) e o agrupamento (clustering), possibilitou que fossem descobertos padrões de comportamento relevantes para a gestão de cursos massivos, como o tipo de atributo que contribuiu de maneira mais significativa para a aprovação dos alunos e o padrão de comportamento de grupos de alunos reprovados, elementos que podem ser muito úteis para que a tutoria trate com maior atenção justamente aqueles alunos que mais necessitam de apoio durante o curso.
Tipo
Tese
Palavras-chave
MOOCs, Curso Massivo, Mineração de Dados Educacionais, Gestão
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto