Mapeamento Térmico de Rotas no Transporte de Produtos Farmacêuticos usando Abordagem de Aprendizado de Máquina.
Documento
Informações
Título
Mapeamento Térmico de Rotas no Transporte de Produtos Farmacêuticos usando Abordagem de Aprendizado de Máquina.
Autor(es)
Clayton Gerber Mangini
Orientador(es)
Irenilza de Alencar Nääs
Data de Defesa
25/02/2022
Resumo
Os fenômenos de excursão de temperatura aplicáveis durante o transporte de medicamentos farmacêuticos dependem de fatores climáticos, incluindo sensores que armazenam dados para qualificação térmica de rotas, além de dispositivos e materiais utilizados para a manutenção e monitoramento da temperatura de acordo com as especificações. Durante esse tipo de operação, a temperatura é monitorada para gerenciamento de riscos ao material quanto à inconformidade térmica, isto é, com temperaturas registradas abaixo do limite inferior ou acima do limite superior de especificação. A excursão de temperatura pode ocorrer devido à temperatura ambiente e o tempo de exposição da carga a essa temperatura, dificultando o gerenciamento dos problemas relacionados aos desvios dos limites pré-estabelecidos, por falta de controle e tomada de decisão rápida durante as rotas. Esta tese tem por objetivo definir os principais fatores de influência no mapeamento térmico de produtos farmacêuticos, na cadeia do frio, usando a abordagem de revisão sistemática, e prever as condições de transporte de medicamentos de temperatura entre 15 °C e 30 °C, gerando um score para análise de risco. O conjunto de dados analisados inclui a temperatura das cargas e as informações da rota (do Sudeste sentido Nordeste e Sul do Brasil). Inclui o tempo que levou para serem realizadas as entregas, considerando destinos críticos por serem muito quentes no verão e frio no inverno. Os algoritmos Naive Bayes e Multilayer Perceptron são usados para prever o modelo ideal de excursão de temperatura. O algoritmo Multilayer Perceptron apresentou uma melhor resposta para um modelo de mapeamento de rota térmica. Conhecendo esse padrão, e aplicando um score para análise de risco para tomada de decisão, pode-se melhorar a performance de entregas em diversas localidades, considerando um ganho operacional e redução de custos na operação.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Classificadores. Naïve Bayes. Multilayer Perceptron. Transporte. Cadeia do frio. Excursão de temperatura. Predição. Score.
Publicado em
MANGINI, C. G. Mapeamento Térmico de Rotas no Transporte de Produtos Farmacêuticos usando Abordagem de Aprendizado de Máquina.2021. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unip.br/wp-content/uploads/tainacan-items/198/86872/CLAYTON-GERBER-MANGINI.pdf Acesso em: xx/xx/xx
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Instituição
UNIP
Financiamento
Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Direito de Acesso
Acesso Aberto