Interfaces gráficas de dispositivos móveis acessíveis ao usuário idoso
Anexos
Informações
Título
Interfaces gráficas de dispositivos móveis acessíveis ao usuário idoso
Autor(es)
Franciele Alves dos Santos Medina
Orientador(es)
Rodrigo Franco Gonçalves
Data de Defesa
14/12/2015
Resumo (EN)
The popularization, the growing use of mobile devices (tablets and smartphones) and the increase in life expectancy promoted this research. According to IBGE (2014) in 2013, only in Brazil the proportion was one for every five people aged between 15 and 59 years. The smartphone technology is present in daily life and changed the way of interaction between people. Who do not have access to these technologies feels excluded from the new virtual society. To survey the user difficulties over 60 was conducted a questionnaire with participants from a digital inclusion project focused on personal computers. A group of 30 students participated in the survey. In the questionnaire we used the Likert scale and the Self Assessment Manikin method (SAM). It was observed that the user group has the desire to become part of this new world, but consider the difficult tasks that require great effort. The aim of this study is to score the needs reported by elderly users in the questionnaire and propose improvements in the interfaces of these devices. With the aid of the concepts applied to aesthetics, usability and user experience, we could find some solutions to the most commonly identified problems. These solutions have been designed in the form of design patterns (context, problem and solution) and are expressed in visual form, so you can meet application designers and developers.
Resumo
A popularização, bem como o crescimento do uso de dispositivos móveis (tablets e smartphones), aliados ao aumento da expectativa de vida impulsionaram esta pesquisa. De acordo com os dados do IBGE (2014), em 2013, no Brasil, a proporção era de um idoso para cada cinco pessoas entre 15 e 59 anos. A tecnologia dos celulares inteligentes está presente no cotidiano e modificou a forma de interação entre as pessoas. Quem não possui acesso a essas tecnologias sente-se excluído da nova sociedade virtual. Para o levantamento das dificuldades do usuário acima de 60 anos foi realizado um questionário com participantes de um projeto de inclusão digital focado em computadores pessoais. Um grupo de 30 alunos participou da pesquisa. No questionário aplicado utilizou-se a escala Likert e o método Self Assessment Manikin (SAM). Foi possível observar que o grupo de usuários possui o desejo de se tornar parte desse novo mundo, porém consideram as tarefas difíceis e que requerem grande esforço. O objetivo desse trabalho foi pontuar as necessidades relatadas pelos usuários idosos no questionário e propor melhorias nas interfaces desses dispositivos. Com o auxílio de conceitos aplicados à estética, usabilidade e experiência do usuário, foi possível encontrar algumas soluções para os problemas mais comumente identificados. Essas soluções foram desenhadas na forma de padrões de projeto (contexto, problema e solução) e estão expressas de forma visual, para que possa atender designers e desenvolvedores de aplicativos.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Interface Gráfica, Usabilidade, Experiência do Usuário, Idosos
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto