Influência da infraestrutura logística no transporte de aves
Anexos
Informações
Título
Influência da infraestrutura logística no transporte de aves
Autor(es)
Claudio Monico Innocencio
Orientador(es)
Irenilza de Alencar Nääs
Data de Defesa
08/04/2019
Resumo (EN)
Stability of the load on the transport trucks of broilers under different infrastructure conditions depends on the quality of the roads and their pavements, besides the mechanical vibration resulting from the logistic process. The objective of this study was to analyze the logistics operation of live poultry transport, focusing on the relationship between the vibration of the load and the infrastructure of the roads and their respective pavements. Therefore, a logistics simulation was carried out involving the transport of a load similar to the live poultry load for the slaughter, the factors of total weight transported, the type of truck and the design of the load compartment (trunk). The similar load was composed of animal feed packaged in sacks, with a total weight of 12,000 kg, evenly distributed throughout the trunk. The truck in question to have the capacity of 15,000 kg (the same dimensions of trunk used by the average of the transporters of birds), that is, containing approximately 10 meters of depth, 2.5 meters of width and 3.90 meters of height. The truck traveled from a feed factory in São Paulo (capital) to the animal feed distributor located in the city of Contagem (MG). A Svantek accelerometer, model SV 106, was used at different points within the load, parameterized with the requirements of NHO 09, that is, a technical standard that aims to establish criteria and procedures for the evaluation of occupational exposure to whole-body vibrations (VCI). Eight events were measured with varying pavement quality and different topographies. The results indicate that the highest vibrations in the cargo compartment (0.828 m / s², 1.121 m / s², 2.151 m / s² and 1.299 m / s²) occurred in sections of the highway where there were major problems in pavement quality, be it compartment, loaded or not.
Resumo
A estabilidade da carga nos caminhões de transporte de frangos de corte sob condições de infraestruturas variadas, depende da qualidade das estradas e seus pavimentos, além da vibração mecânica decorrente do processo logístico. Nesse estudo, objetivou-se analisar a operação logística de transporte de aves vivas, focando a relação entre a vibração da carga e a infraestrutura das estradas e seus respectivos pavimentos. Para tanto, realizou-se uma simulação logística envolvendo o transporte de uma carga similar à carga de aves vivas para o abate, os fatores de peso total transportado, o tipo de caminhão e de dimensionamento do compartimento de carga (baú). A carga similar era composta por ração animal embalada em sacarias, com peso total de 12.000 kg, distribuída de maneira uniforme por todo o baú. O caminhão em questão foi um trucado (capacidade de 15.000 kg) com as mesmas dimensões de baú utilizadas pela média dos transportadores de aves, ou seja, contendo aproximadamente 10 metros de profundidade, 2,5 metros de largura e 3,90 metros de altura. O trecho percorrido pelo caminhão foi de uma fábrica de ração em São Paulo (capital) até a distribuidora de rações animais, localizada na cidade de Contagem (MG). Foi utilizado um acelerômetro Svantek, modelo SV 106, colocado em pontos variados dentro da carga, parametrizado com os requisitos da NHO 09, isto é, norma técnica que objetiva estabelecer critérios e procedimentos para a avaliação da exposição ocupacional às vibrações de corpo inteiro (VCI). Oito eventos foram medidos com qualidade de pavimento variada e de topografias diferentes. Os resultados indicam que as maiores vibrações no compartimento de carga (0,828 m/s², 1,121 m/s², 2,151 m/s² e 1,299 m/s²) ocorreram nos trechos da rodovia em que havia os maiores problemas na qualidade do pavimento, seja este compartimento carregado ou não.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Logística, Transporte animal, Vibrações
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto