Indústria 4.0 em Pequenas e Médias Empresas do Segmento Automotivo: análise dos desafios e estratégias para inovação.
Documento
Informações
Título
Indústria 4.0 em Pequenas e Médias Empresas do Segmento Automotivo: análise dos desafios e estratégias para inovação.
Título (EN)
INDUSTRY 4.0 IN SMALL AND MEDIUM-SIZED COMPANIES IN THE AUTOMOTIVE SEGMENT: analysis of the challenges and strategies for innovation
Autor(es)
SERGIO MIELE RUGGERO
Orientador(es)
Márcia Terra da Silva
Data de Defesa
20/12/2023
Resumo (EN)
Industry 4.0, an integral part of the Fourth Industrial Revolution, is a technological trend that has significantly influenced the business world, especially in the manufacturing sector. When it comes to using technology, companies can have different levels of maturity, which are described by conceptual models. The aim of this thesis is to analyze the trajectory of small and medium-sized automotive companies in Brazil in their transition to Industry 4.0. The research was carried out using a survey, action research and multiple case studies with companies in the automotive sector. The results showed that it was difficult for companies to see the start of the journey, but that by using facilitators they became clearer about the gains and became more receptive to the transition. It was also found that the implementation of basic technologies favors the digital transformation process. Strategies for innovation and staff training, in turn, expand business models, making them more competitive. This research has brought companies and academia closer together, a partnership that brings benefits to everyone involved.
Resumo
A Indústria 4.0, parte integrante da Quarta Revolução Industrial, é uma tendência tecnológica que tem influenciado de modo significativo o mundo dos negócios, especialmente do setor produtivo. Em relação ao uso de tecnologias as empresas podem apresentar diferentes níveis de maturidade, que são descritos por modelos conceituais. Essa tese tem por objetivo analisar a trajetória das pequenas e médias empresas do segmento automotivo, no Brasil, na transição para a Indústria 4.0. A pesquisa foi realizada por meio de survey, pesquisa-ação e estudos de casos múltiplos com empresas do segmento automotivo. Os resultados apontaram a dificuldade das empresas em enxergar o início da jornada, entretanto a partir da utilização de facilitadores passam a ter mais clareza em relação aos ganhos e tornam-se mais receptivas à transição. Verificou-se também que a implantação de tecnologias de base favorecem o processo de transformação digital. As estratégias para inovação e capacitação de pessoal, por sua vez ampliam modelos de negócios tornando-os mais competitivos. A presente pesquisa permitiu a aproximação entre empresas e academia, parceria esta que traz benefícios a todos os envolvidos.
Tipo
Tese
Palavras-chave
Autopeças; Indústria 4.0; Inovação; Pequenas e Médias Empresas;
Área de Concentração
Gestão de Sistemas de Operação
Linha de Pesquisa
Redes de Empresas e Planejamento da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Indústria 4.0: Aspectos Tecnológicos, Econômicos, Sociais e Ambientais
Instituição
Universidade Paulista
Financiamento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil (CAPES) – Código de Financiamento 001.
Direito de Acesso
Acesso Aberto