Governança Corporativa em Redes de Empresas: um exemplo de aplicação na indústria automotiva brasileira
Anexos
Informações
Título
Governança Corporativa em Redes de Empresas: um exemplo de aplicação na indústria automotiva brasileira
Autor(es)
Giuseppina Adele Rischioni
Orientador(es)
José Paulo Alves Fusco
Data de Defesa
21/05/2007
Resumo (EN)
This study has for objective to verify as it feels a structure of Governance in a net companies and to analyze the subject of the sustainability in the automotive section and it contribution to Corporate Governance. The methodological approach feels in a qualitative way, through bibliographical research, of newspapers and electronic, as well as through a study in the automotive company Ford Motor Company of Brazil related to the Social Responsibility and the alignment of their actions, especially the environmental actions, with their distributors. ln the theoretical referential they are approached: - the competitiveness focusing the strategy, it formation, the chains of values and supplies, approaching it planning, organization and administration; - the nets companies, demonstrating through some concepts on Corporate Governance in Brazil and in the world, as the social responsibility it is adopted and practiced by the companies. The results allow to be considered, as conclusion, that the sustainability contributes to Corporate Governance, as the companies are working interns and externally with themes related to the environment, to the health, to the maintainable development, to the voluntary to the several social actions, strengthening the corporate social responsibility, important requirements for a good practice of the governance, however, those actions are very focused in the assembler while the distributors develop few environmental actions in an isolated work. With that it is evident that it lacks a more effective partnership between the company and their distributors, once this, in all their units, it possesses so many responsible and significant initiatives.
Resumo
Este estudo tem por objetivo verificar como se dá uma estrutura de Governança em uma rede de empresas e analisar a questão da sustentabilidade no setor automotivo e sua contribuição à Governança Corporativa. A abordagem metodológica se dá de forma qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico, bem como por meio de um estudo na empresa automotiva Ford Motor Company do Brasil relacionado à Responsabilidade Social e o alinhamento de suas ações, especialmente as ações ambientais, com seus distribuidores. No referencial teórico são abordados: a competitividade, focando a estratégia, sua formação, as cadeias de valores e suprimentos, abordando seu planejamento, organização e gestão; as redes de empresas, demonstrando, por meio de alguns conceitos sobre Governança Corporativa no Brasil e no mundo, como a responsabilidade social é adotada e praticada pelas empresas. Os resultados nos permitem considerar, como conclusão, que a sustentabilidade contribui para a Governança Corporativa, à medida que as empresas vêm trabalhando interna e externamente com temas relacionados ao meio ambiente, à saúde, ao desenvolvimento sustentável, ao voluntariado, às ações sociais diversas, fortalecendo a responsabilidade social corporativa − quesitos importantes para uma boa prática da governança; contudo, essas ações estão muito focadas na montadora, pois os distribuidores desenvolvem poucas ações ambientais num trabalho isolado. Com isso fica evidente que falta uma parceria mais efetiva entre a empresa e seus distribuidores, uma vez que aquela, em todas as suas unidades, possui tantas iniciativas responsáveis e significativas.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Governança Corporativa, Sustentabilidade, Redes de Empresas, Competitividade, Setor Automotivo, Distribuidores
Área de Concentração
Gerência da Produção
Grupo de Pesquisa da UNIP cadastrado no CNPq
Redes de Empresas e Cadeias Produtivas
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto