Gestão dos custos da qualidade em pequenas e médias empresas do Setor Industrial: um estudo de casos múltiplos
Anexos
Informações
Título
Gestão dos custos da qualidade em pequenas e médias empresas do Setor Industrial: um estudo de casos múltiplos
Autor(es)
Leonardo Rospi
Orientador(es)
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Data de Defesa
04/12/2006
Resumo (EN)
One of the greatest obstacles for the establishment and consolidation of the management systems of quality in companies is the wrong vision that a high quality involves, necessarily, in high cost. A great part of the companies don't possesses indicators that measure (quantitatively and/or monetarily) such costs, leading to wrong decisions regarding to the level of quality to be practice in their products or services. ln such case, this search job has for objective board an aspect very important in a management system of quality: the Quality Costs, verifying several concepts about the vision of classic authors in the area and, through a search camp with some companies of small and medium size in the industrial line in Sorocaba city (São Paulo), verify the knowledge and implementation such as the real importance that these companies exempt for the subject. lt's important to add that for these companies to assure their own survival in the market, they must be prepared for measuring their Quality Costs in order to visualize opportunities for the costs reduction and respective actions taken for the continuous improvement, justifying then the investment in quality. The results of this research appointed that there is a unfamiliarity almost generalized of the practice of the Quality Costs, however it was verified that the theme "Quality" is spread among the majority of companies but they don't measure the cost/benefit relation of its implementation.
Resumo
Um dos maiores obstáculos para o estabelecimento e consolidação dos sistemas de gestão da qualidade nas empresas é a visão incorreta de que uma alta qualidade implica, necessariamente, em alto custo. Grande parte das empresas não possuem indicadores que mensurem (quantitativamente e/ou monetariamente) tais custos, fazendo com que sejam tomadas decisões equivocadas em relação ao nível de qualidade a ser praticado em seus produtos ou serviços. Assim sendo, esse trabalho de pesquisa tem por objetivo abordar um aspecto muito importante em um sistema de gestão da qualidade: os Custos da Qualidade, verificando os diversos conceitos sobre o assunto na visão de autores clássicos da área e, através de uma pesquisa em campo com algumas empresas de pequeno e médio porte do ramo industrial na cidade de Sorocaba (São Paulo), verificar o nível de conhecimento e implementação assim como a real importância que essas empresas dispensam para o assunto. Parte-se do princípio de que, para as empresas garantirem sua sobrevivência no mercado, elas devem estar preparadas para medir seus Custos da Qualidade a fim de visualizar oportunidades de redução de custos e respectivas tomadas de ações para a melhoria contínua, obtendo ganhos em produtividade, justificando assim o investimento em qualidade. Os resultados dessa pesquisa indicaram que há um desconhecimento quase generalizado da prática dos Custos da Qualidade; porém verificou-se que o tema “qualidade” é difundido pela maioria das empresas mas não se mede a relação custo/benefício de sua implementação.
Tipo
Dissertação
Palavras-chave
Custos, Qualidade, Custos da qualidade, Quantificação, Mensuração, Análise
Instituição
UNIP
Direito de Acesso
Acesso Aberto